segunda-feira, setembro 09, 2013

Escolas municipais na abertura do desfile de 7 de Setembro em Curitiba

.

.

.



Um grupo de 300 estudantes, de cinco escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, participou do Desfile Cívico de 7 de Setembro, na Avenida Cândido de Abreu, neste sábado (7). Acompanhados por diretores, professores e maestros, eles representaram a rede de escolas municipais na comemoração dos 191 anos de Independência do Brasil. Desfilaram as escolas Vila Torres, Pró-Morar Barigui, Miracy Rodrigues de Araújo, Michel Khury e CEI Bela Vista do Paraíso.

O prefeito Gustavo Fruet, que esteve presente no ato cívico - ao lado da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet -, elogiou a iniciativa que teve objetivo de disseminar e festejar os fatos históricos relativos ao período de 1822, além de promover consciência de cidadania, civismo e amor à Pátria.

“É sempre importante lembrar esta data e é muito oportuna a participação das escolas. O desfile é um evento tradicional, que remete a um fato relevante da história do Brasil e desperta o espírito cívico”, disse.
O envolvimento das escolas, segundo a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo é uma das formas de ressaltar a história. “Muito mais do que desfilar o envolvimento dos estudantes reforça as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas para o resgate da história do país, além de envolvê-los no pleno exercício da cidadania”, afirmou a secretária.

O desfile

As escolas municipais participaram da abertura do desfile, às 9h deste sábado (7), na avenida Cândido de Abreu. Além delas, outras instituições civis também desfilaram, entre elas escolas estaduais, o Jeep Club de Curitiba,o Grupo de Escoteiros do Brasil e a Guarda Mirim Formiguinhas da Vila Zumbi.

O evento foi fechado com o tradicional desfile militar, composto por membros do Exército, Marinha e Aeronáutica. Um grupo de integrantes da Guarda Municipal de Curitiba também desfilou.
Além do prefeito Gustavo Fruet, estiveram presentes o governador do Paraná, Beto Richa, o comandante Geral da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, o arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr Vitti, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Salamuni.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=40710

Nenhum comentário:

Postar um comentário