quarta-feira, outubro 23, 2013

30 cães são retirados de canil irregular no Cajuru

principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura



















Uma denúncia de maus tratos contra animais levou a Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a flagrar, nesta quarta-feira (23), um canil irregular na Rua Goiânia, no bairro Cajuru. Em uma operação conjunta com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, foram encontrados e apreendidos 30 cães das raças lhasa apso, shitzu, yorkshire, poodle e pincher, que estavam vivendo em situação precária.
Os animais receberam microchips no local e foram enviados para um lar temporário, tendo como fiel depositária a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba. Eles irão aguardar pela decisão judicial sobre um possível encaminhamento para adoção. Antes disso, os cães serão castrados e passarão por uma completa avaliação veterinária.
“A perfeita articulação entre a Rede de Proteção Animal, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e as protetoras animais permitem a agilidade e o sucesso de ações como esta”, afirma o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.
Ele informa que o lugar flagrado é ilegal porque a criação comercial de animais em Curitiba é proibida pela Lei 13914/11. “O fato de termos encontrado vários filhotes configura a criação”, explica. Além disso, neste local fica configurado o mau trato aos animais. Foram encontrados animais doentes e presos em gaiolas minúsculas e imundas, num ambiente insalubre. A lei 13908/11 se refere aos maus tratos.
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente constatou o flagrante e o proprietário do estabelecimento vai ser levado à Delegacia para a lavratura de um termo circunstanciado pela prática de abuso e maus tratos aos animais. Além disso, a Rede de Proteção Animal lavrou duas multas no valor de R$ 50 mil cada por maus tratos e também pelo comércio ilegal de cães.
É o segundo caso de canil irregular verificado em um mês pela Rede de Proteção Animal. No final de setembro, denúncia de maus tratos contra animais ao número 156 da Prefeitura de Curitiba levou as equipes a um estabelecimento no bairro Boa Vista. Lá foi constatada a veracidade da denúncia com a existência de um canil irregular - 119 cães de 11 raças, sendo 58 filhotes, foram encontrados em situação precária de alojamento e sem acompanhamento de um responsável técnico. Esses animais foram encaminhados para lares temporários, aguardando decisão judicial.

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/30-caes-sao-retirados-de-canil-irregular-no-cajuru/31075

Nenhum comentário:

Postar um comentário