quinta-feira, outubro 24, 2013

Mil estudantes vão ao cinema para assistir a filme sobre a origem de Curitiba

.

.

Os estudantes Joice Almeida e Vinícius Couto, da Escola Municipal Professora América da Costa Sabóia, na Vila Verde (CIC), descobriram na manhã desta quarta-feira (23), aos 10 anos de idade, a magia que uma tela de cinema é capaz de promover. A primeira sessão de suas vidas foi em tecnologia 3D, em uma das salas do Cinemark do Shopping Müeller, no Centro, com a exibição de O Príncipe e a Camponesa, uma produção local sobre a origem de Curitiba.

A dupla está entre os mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba que até sexta-feira (25), irão assistir gratuitamente ao filme do diretor Antonio Spina Filho, produzido por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

O filme conta de maneira criativa a lenda da Gralha-azul e do pinheiro das Araucárias, símbolos do Paraná. As sessões de cinema oferecidas aos alunos é resultado da parceria entre o Shopping Müeller, Cinemark, Fundação Cultural de Curitiba e Secretaria Municipal da Educação.

Foram escolhidas dez escolas, localizadas em área de maior vulnerabilidade social, para participar da promoção. No primeiro dia, mais de 300 estudantes lotaram a sala de cinema e aproveitaram cada segundo do filme.

A história narra a vida de duas crianças que, no Largo da Ordem, conhecem um contador de histórias que os conduz, por meio da imaginação, a Core Etuba, um lugar encantado onde acontece a lenda mítica da criação da cidade de Curitiba.

Mesmo antes de o filme começar, a estudante Joice Almeida estava encantada com a possibilidade de conhecer ao vivo uma sala de projeção. Os óculos, usados para visualizar as imagens em terceira dimensão, também foram uma novidade que a estudante gostou de conhecer. “Adorei tudo. É ainda mais divertido do que eu imaginava”, disse Joice.

O colega de escola Vinícius Couto permaneceu imóvel durante quase toda a sessão. Os movimentos, cores e sons que surgiam na tela o deixaram impressionado. “Não sei como fizeram isso tudo, mas sei que adorei. Quero ver outros filmes agora”, disse o garoto.

“Promover este encontro dos estudantes com a arte, ainda mais a partir de uma produção de tamanha beleza e encantamento é um objetivo cada vez mais frequente na rede municipal de ensino, que encontrou na Fundação Cultural de Curitiba uma importante parceira”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, democratizar a cultura na cidade, incluindo estudantes e profissionais da rede de ensino, são ações fundamentais, traçadas no plano de governo do prefeito Gustavo Fruet. “Somos gratos aos parceiros que ajudaram nesta experiência tão significativa aos estudantes”, disse Cordiolli.

Também acompanhou o primeiro dia de exibição, sentado entre os estudantes, o diretor do filme Antonio Spina Filho. “Foi uma grande emoção acompanhar o envolvimento das crianças com o filme e sentir a receptividade que o nosso trabalho teve”, disse Spina. Estiveram presentes, ainda, a superintendente do Shopping Mueller, Daniela Baruchi, diretores do Shopping e do Cinemark.

Aventura

O Príncipe e a Camponesa conta uma estória local, mas o contexto é universal. Os protagonistas são levados por uma jornada de aventuras e fantasia, em que aprendem lições importantes como o segredo da vida em harmonia - com a família, a sociedade e a natureza - e a preservar valores e práticas culturais, mas nunca sem deixar de sonhar com um mundo melhor.

Ao final do filme, na saída do cinema, os estudantes receberam lanches que foram oferecidos pela lanchonete Bob's. Em sessões seguintes a oferta do lanche será por parte da rede McDonalds.

http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=40853&PHPSESSID=c2d74f0c7658848a60609856d22db8f6

Nenhum comentário:

Postar um comentário