quinta-feira, outubro 17, 2013

MEC destaca prática de matemática dse professora da rede

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Arrumar a bagunça de brinquedos, criar formas e objetos usando peças coloridas em formatos geométricos além de organizar peças de roupas no varal. Atividades como estas, em meio a brincadeiras divertidas, têm sido usadas pela professora Katia Andrea Volcov Reizer, da Escola Municipal Vila Zanon, no Pinheirinho, para ensinar matemática aos estudantes da turma de 1º ano do ensino fundamental.

A condução da brincadeira orientada para a busca de novos conhecimentos e formas de raciocínio entre os meninos e meninas é a estratégia de Katia para que a aprendizagem da matemática aconteça com alegria e motivação. O foco do trabalho, que é sucesso devido a dedicação e a criatividade da professora, é envolver as aprendizagens em ações do cotidiano das crianças.

Simples tarefas executadas no dia a dia, como reunir ou separar carrinhos, bolas, bonecas, ou empilhar e retirar as peças dos blocos lógicos – kits de peças coloridas em formas geométricas – ou a classificação de peças de roupas femininas ou masculinas, claras ou escuras, usadas no verão ou no inverno para serem penduradas no varal, viram ponto de partida para a resolução de problemas matemáticos.

Ação simples como está, inseridas no dia a dia da criança, servem, por exemplo, para a apresentação de elementos de classificação, seriação e combinação de elementos. Servem também para estimular cálculos, estimativas e outras medidas do componente curricular matemático.

As possibilidades de levar ao raciocínio por estas atividades não têm limites, assim como a criatividade usada por Kátia em suas aulas. Seu objetivo é o romper com a maneira tradicional de ensino e garantir sempre iniciativas lúdicas, mas voltadas ao contexto da aprendizagem matemática.

“O trabalho da professora envolve a construção e o despertar para o raciocínio lógico matemático, por meio de atividades lúdicas, encantando as crianças sem perder de vista, o registro e a linguagem específica da matemática, já no 1º ano, do ensino fundamental”, destaca a integrante da equipe de matemática, da Secretaria Municipal da Educação, Justina Inês Motter Maccarini.

A resolução dos problemas partem de um contexto facilitador do ensino e da aprendizagem, aliando metodologias de ensino, capazes de melhorar a compreensão e assimilação dos conteúdos matemáticos das crianças. 

E o trabalho feito pela professora será apresentado com destaque, sendo uma boa prática de ensino. A experiência vai virar tema na programação da TV Escola, produzida e apresentada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em todo território nacional.

Nos dias 17 e 18 de outubro, as aulas da professora serão gravadas. A equipe da TV Escola também reunirá depoimentos de familiares, estudantes, professores e direção da escola, abordando o trabalho desenvolvido na unidade. 

Com destaque já há alguns anos, este trabalho é conhecido por conquistar significativo envolvimento da equipe da escola junto às finalidades do ensino de matemática com crianças do 1º ano, em processo de alfabetização.

Junto à equipe de Matemática, do Núcleo Regional da Educação do Pinheirinho, a professora aborda a questão como um componente importante para a compreensão e apreensão do significado da matemática no contexto escolar das crianças. 

http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=40834&PHPSESSID=3448ec8f388ecbddcf32467ef60d5d9

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