terça-feira, outubro 01, 2013

Jardim Botânico e Praça do Japão serão iluminados para campanha Outubro Rosa

principal
principal
principal
principal
A partir desta quinta-feira (3), a estufa do Jardim Botânico e a Praça do Japão serão iluminadas com a cor rosa para dar início a uma série de atividades que irão chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O Outubro Rosa é o mês da conscientização e combate ao câncer de mama, com atividades realizadas em todo o mundo. O movimento surgiu em 1990, na cidade de Nova Iorque, tendo como símbolo o laço rosa, e busca alertar sobre os riscos da doença, que é a segunda mais recorrente no mundo.
A programação que será realizada em Curitiba irá repassar informações sobre a importância da prevenção e descoberta precoce do câncer, envolvendo o poder público, voluntários, entidades, profissionais de saúde, instituições de ensino e a comunidade em geral.
“A ideia é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, de acordo com especialistas, com a detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura”, afirma Roseli Isidoro, secretária da Mulher, que coordena as atividades do Outubro Rosa em Curitiba.
Apesar dos avanços tecnológicos, o câncer ainda continua com alto índice de mortalidade, sobretudo em função do diagnóstico tardio. Segundo tipo mais frequente no mundo (o primeiro é o de pulmão), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. De acordo com estudos feitos pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil as estimativas para 2012/2013 apontam para a ocorrência de um total de 385 mil novos casos.
Acompanhamento
Todas as mulheres devem fazer um acompanhamento médico regular. O INCA recomenda que mulheres a partir dos 40 anos realizem, anualmente, o exame clínico das mamas, principalmente a mamografia. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que a partir dos 50 anos a paciente faça uma mamografia a cada dois anos.
A mamografia é a radiografia da mama que é capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas. É realizada em um aparelho de Raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico.
Os resultados de ensaios clínicos por amostras que comparam a mortalidade em mulheres convidadas para rastreamento mamográfico com mulheres não submetidas a nenhuma intervenção são favoráveis ao uso da mamografia como método de detecção precoce capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama.
O INCA não estimula o autoexame das mamas como estratégia isolada de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo. Porém, o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade.
Estufa
A cerimônia que dará início ao Outubro Rosa será realizada no Jardim Botânico, às 19 horas de quinta-feira e contará com a presença do prefeito Gustavo Fruet, secretários municipais, representantes da Câmara Municipal e parceiros na organização do evento: Instituto Pró Cidadania de Curitiba, Fundação de Ação Social, Fundação Cultural de Curitiba, Universidade Federal do Paraná, Sesi, Faculdades Pequeno Príncipe, Hospital de Clínicas, Primeira Igreja Batista de Curitiba, Amigas da Mama e rede Humsol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário