quinta-feira, maio 15, 2014

Entrega de credenciais para moradores do entorno da Arena vai até 25 de junho

Começa nesta quinta-feira (15) a entrega das credenciais para os moradores e trabalhadores do entorno da Arena da Baixada que realizaram o cadastramento, necessário para os quatro dias de jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 em Curitiba. Para obter as credenciais, os moradores devem se dirigir à Central de Cadastramento, que funciona na Praça Ouvidor Pardinho, das 8h às 21 horas, portando RG e comprovante de residência. Trabalhadores da região devem mostrar o RG e também um comprovante de vínculo empregatício e do endereço onde trabalha.
Não é preciso se apressar em ir à praça no primeiro dia de entrega, pois haverá bastante tempo para a retirada das credenciais. A Central de Cadastramento ficará aberta todos os dias, até 25 de junho, exceto nas datas dos jogos, que ocorrem nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho.
Até a estaa terça-feira (13), foram registrados 9.631 cadastros de endereços e 23.673 pedidos de credenciais. O cadastro é realizado pela internet, por formulário disponível no sitewww.copa2014.curitiba.pr.gov.br/cadastramento. Quem preenche o formulário online recebe um número de cadastro, que deve ser utilizado para retirar as credenciais.
A retirada pode ser feita por qualquer pessoa maior de 16 anos que more ou trabalhe no endereço cadastrado. Um único responsável pode fazer a retirada de todos os cadastrados de um mesmo endereço residencial ou comercial.
Dúvidas sobre o cadastramento e a entrega de credenciais podem ser esclarecidas na central 156, serviço telefônico de informações da Prefeitura de Curitiba, que conta com 100 atendentes treinados para orientar o cidadão. O serviço funciona 24 horas e as questões que não puderem ser respondidas  na hora serão encaminhadas aos órgãos competentes, que tomam conhecimento da demanda dos usuários em tempo real.
Cadastramento
Em razão das normas de segurança para a Copa do Mundo, os moradores e trabalhadores do entorno da Arena da Baixada terão de portar uma credencial para circular na área do estádio, que sofrerá bloqueios durante os jogos. Desde o dia 30 de abril, essas pessoas podem preencher um cadastro na internet para receber a credencial, válida para os dias das partidas Curitiba, nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho.
“Os bloqueios começam quatro horas antes e terminam duas horas depois de cada jogo”, explica o secretário municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro.
Nesse período, não será permitida a circulação de carros particulares, nem mesmo os credenciados. Os deslocamentos de emergência serão feitos em veículos oficiais. Os moradores e trabalhadores credenciados, assim como os portadores de ingressos, poderão circular a pé em qualquer horário, incluindo o período dos bloqueios.
A partir da zero hora do dia do jogo, até duas horas depois da partida, não será permitido estacionar no entorno do estádio. Os que burlarem a medida poderão ter os automóveis guinchados. “A medida é necessária para garantir a segurança dos torcedores, visitantes e principalmente dos nossos cidadãos”, explica o secretário.
De acordo com Cordeiro, o caderno de encargos da Fifa estabelece, por motivos de segurança, apenas a necessidade de realizar os bloqueios. O cadastramento foi uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba para preservar a liberdade de deslocamento dos moradores e estabelecer exceções ao bloqueio que, de outra forma, seria generalizado.
Pacientes e seus acompanhantes terão livre acesso aos hospitais da região até mesmo quando as ruas estiverem fechadas para o tráfego de veículos. Moradores que queiram receber visitas nos dias dos jogos devem cadastrar seus visitantes utilizando o mesmo formulário, disponível emwww.copa2014.curitiba.pr.gov.br/cadastramento.
 Vias incluídas na área de cadastramento:
- Rua Des. Westphalen (entre Avenida Silva Jardim e Rua Chile)
- Rua Chile (entre Rua Des. Westphalen e Avenida Água Verde)
- Avenida Água Verde (entre Rua Chile e Rua Bento Viana)
- Rua Bento Viana (entre Avenida Água Verde e Avenida Silva Jardim )
- Avenida Silva Jardim (entre Rua Bento Viana e Rua Des Westphalen)
Datas e horários dos jogos disputados em Curitiba:
16/06 às 16h         Irã x Nigéria
20/06 às 19h         Honduras x Equador
23/06 às 13h         Espanha x Austrália
26/06 às 17h         Argélia x Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário