sábado, maio 26, 2012

Cataratas do Iguaçu são consagradas uma das Sete Maravilhas da Natureza

Evento oficial de consagração foi realizado na noite desta sexta-feira (25).
Trinta mil pessoas acompanharam a cerimônia em Foz do Iguaçu, no PR.

Cataratas do Iguaçu recebe título de uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. No lado esquerdo da foto, o presidente da Fundação New Seven Wonders, Bernard Weber, e a direita o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald (Foto: Nilton Rolin)
As Cataratas do Iguaçu receberam oficialmente o título de uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza na noite desta sexta-feira (25), em um evento aberto ao público no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Cerca de 30 mil pessoas assistiram a entrega da placa da Fundação New Seven Wonders às autoridades locais e aos integrantes do Comitê Local de Apoio às Cataratas, por volta das 21h30. A placa de bronze ficará exposta no Parque Nacional do Iguaçu.

O título, que é dividido entre o Brasil e a Argentina, assim como as Cataratas, chega à Foz seis meses depois de anunciado o resultado da eleição mundial. Foram quatro anos de campanha e votação pela internet. A Amazônia também foi eleita e faz do Brasil o único país com duas maravilhas entre as sete. As demais maravilhas são: a ilha de Jeju, na Coreia do Sul, o rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas, a baía de Halong, no Vietnã, o Parque Natural de Komodo, na Indonésia, e a montanha da Mesa, na África do Sul. Os representantes das seis outras maravilhas prestigiaram o evento em Foz.

Em entrevista ao G1, após a cerimônia oficial, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, disse que a cidade recebe a “Copa do Mundo da Natureza”. “Só conseguimos [o título de uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo] com a participação de todos. Com certeza isso vai fazer o turismo crescer ainda mais. Já estamos recebendo grandes eventos e se tornando ícone de coisas boas. Turismo, lazer, conhecimento”, afirmou.
O presidente da Fundação New Seven Wonders, Bernard Weber, comentou que a consagração das Cataratas coloca um foco sobre Foz do Iguaçu. “Com o mundo inteiro olhando para a cidade, ela passa a ser mais bem cuidada”.

“Esta festa consagra definitivamente as Cataratas e é para agradecer a todos os iguaçuenses, os paranaenses e todos os brasileiros que votaram. Que todos tenham as Cataratas no coração como uma maravilha da natureza”, relatou o secretário de turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzáles.

Antes e depois do ato oficial, o público presente acompanhou shows musicais. Às 18h30, o grupo iguaçuense Soul Funk deu início a festa. Em seguida foi a vez da Banda Mais Bonita da Cidade subir ao palco. Por volta das 22h, o Cidade Negra cantou canções conhecidas e animou a plateia. O cantor sertanejo Daniel encerrou o evento desta noite.

Cataratas do Iguaçu (Foto: Bibiana Dionísio/ G1)

A iguaçuense Susy Almeida de Melo foi até o Gramadão acompanhada do marido e das duas filhas festejar a nova maravilha da natureza. “Minha filha votou mais de dez vezes para as Cataratas. Tudo isso é muito bom. Vai trazer mais turistas para Foz”, opinou.

“Está ótimo! É emocionante saber que temos uma maravilha do mundo na nossa cidade”, contou a gaúcha que mora há mais de 20 anos em Foz do Iguaçu, Nilsa Sank.

Trinta mil pessoas acompanharam o evento no
Gramadão da Vila A, em Foz (Foto: Nilton Rolin)

"FONTE" G1 Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário