quinta-feira, maio 03, 2012

Parolin é ocupado para instalação da segunda UPS de Curitiba


A segunda Unidade Paraná Seguro (UPS) do estado está sendo instalada no bairro Parolin, emCuritiba, na manhã desta quinta-feira (3). Aproximadamente 300 policiais militares, civis e guardas municipais ocupam a região desde 6 horas desta manhã.
A ação ocorre dois meses depois da implantação da primeira unidade pacificadora do Paraná, no bairro Uberaba, em 1º de março. Cerca de 450 policiais participaram daquela ação. O projeto piloto do Paraná é semelhante ao do Rio de Janeiro, porém sem a participação do Exército (como ocorre na versão carioca).
Os 300 policiais que participam da operação desta quinta-feira devem permanecer no Parolin por 24 horas, de acordo com a Polícia Militar (PM). Após o período, 150 seguirão na região por cerca de 30 dias. A previsão das forças de segurança é de que 30 policiais ficarão permanentemente no bairro após o primeiro mês de ocupação.
Mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos no Parolin desde quarta-feira (2). Duas pessoas foram presas e 11 máquinas caça-níqueis foram apreendidas, segundo a PM. Trinta pedras de crack também foram apreendidas no bairro.

Escolha do Parolin
O bairro Parolin é um ponto de distribuição de drogas para toda Curitiba e isso motivou a instalação da segunda UPS no bairro, de acordo com o subcomandante da PM, coronel César Alberto Souza. “O Parolin tem um dos mais altos índices de criminalidade de Curitiba. Há mais de 30 anos o estado tenta instalar seus programas sociais no bairro”, afirmou Souza.
Segundo o subcomandante, o serviço de inteligência da PM monitora o bairro há semanas para que fosse possível colocar em prática a ação desta quinta-feira.
O bairro Parolin, segundo a PM, é dividido em regiões e cada uma delas é “responsável” pela distribuição de um tipo de droga. O tráfico de cocaína e crack são bastante ativos na região.
O tenente-coronel José da Rosa Neto, que também participa da ação no Parolin, afirmou que outras unidades devem ser instaladas em Curitiba para que se possa combater a criminalidade. “A partir do momento que se recupera um bairro com a instalação da UPS, a delinquência migra para outra região da cidade. Por isso há a necessidade de instalar várias unidades”, disse o tenente-coronel.
A população pode auxiliar o trabalho da PM no Parolin e em outros bairros fazendo denúncias sobre o tráfico de drogas e a criminalidade em geral para o telefone 181 do Disque-Denúncia. A denúncia pode ser feita anonimamente.
Fonte: Gazeta do Povo 03/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário