quarta-feira, abril 03, 2013

Casarão da UPE será administrado pela Fundação Cultural, com uso compartilhado


O casarão histórico da União Paranaense dos Estudantes (UPE), localizado na Rua Carlos Cavalcanti, no bairro São Francisco, passará a ser administrado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A outorga de permissão de uso foi publicada nesta segunda-feira (01) no Diário Oficial do Município e prevê que a FCC fará a manutenção, fiscalização e segurança do prédio.
Nas próximas semanas, a Fundação assina um protocolo de intenções de uso com a direção da UPE para uso compartilhado do espaço. Entre os termos está a criação de um programa de cooperação técnica, científica e cultural, com a finalidade de promover a integração entre a UPE e a FCC. A ideia é proporcionar ações direcionadas aos estudantes, como cineclubismo, arte digital e cursos de formação.
A parceria, contudo, só será concretizada depois que o prédio histórico passar por readequação, conforme projeto do Ippuc. A previsão de reabertura é final de 2013.
Histórico
A UPE administrava o local por comodato, mas após o início do recesso escolar, em dezembro, o prédio foi invadido. A entidade procurou a Prefeitura, que retirou os invasores e iniciou um processo de fechamento do local.
O casarão, em art nouveu datado de 1918, é uma Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP) e já pertenceu à família Benjamin Baptista Lins de D’Albuquerque, um dos fundadores da Gazeta do Povo, e também à Universidade do Paraná (atual UFPR).
O imóvel foi adquirido pelo governo do Estado na década de 50, mas ganhou notoriedade como sede da UPE, entre 1959 e 1968, quando foi tomado pelo regime militar. Em 1983, o prédio retornou para as mãos do Estado, na gestão de José Richa, que a cedeu à Prefeitura de Curitiba. O prédio tem sido ocupado pela UPE por meio de comodato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário