segunda-feira, abril 22, 2013

Programa Geração Campeã leva atividades para crianças do Uberaba




O programa Geração Campeã, que vai levar atividades esportivas educacionais, culturais e de cidadania de forma gratuita para 120 crianças e adolescentes do Uberaba, foi lançado na manhã desta quinta-feira (18) no Centro de Juventude da Vila Audi/União.

A Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Smelj), contribui com o projeto cedendo profissionais e locais para a prática das atividades esportivas e educativas. No Centro da Juventude Vila Audi/União vão ser realizadas aulas de basquete, de lazer e de psicomotricidade, enquanto no Parque Náutico serão feitas aulas de iniciação ao remo.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, do secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude (Smelj), Aluisio de Oliveira Dutra Júnior, representantes da Petrobras (patrocinadora) e da Gerar - organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) responsável pela execução do programa -, além de pessoas da comunidade.

A parceria entre as várias entidades para a implantação do projeto Geração Campeã foi valorizada pelo prefeito Gustavo Fruet, principalmente por ser desenvolvido em uma região que precisa de maior inclusão social e que sofre com problemas estruturais. “É uma área que necessita de uma atenção muito especial. E a importância deste projeto está em permitir contraturno para crianças e jovens da comunidade que talvez não tivessem essa oportunidade de formação, qualificação e lazer. Queremos fortalecer essas parcerias.”, comentou Fruet. Na região foi instalada a primeira Unidade Paraná Seguro (UPP), no início do ano passado.

O secretario Aluisio Dutra Júnior também ressaltou a importância da implantação de um programa com as características do Geração Campeã na Vila Audi/União. “Essa é a grande função do governo: agir de maneira que promova equidade para a população da cidade. Temos uma parcela que não tem acesso a esse tipo de equipamento de esporte e lazer e é para eles que temos que voltar nossa administração preferencialmente”, disse. A Prefeitura pretende utilizar o Centro da Juventude com atividades desenvolvidas por diversas secretarias, além da Smelj, com apoio da Fundação Cultural, Fundação de Ação Social e Secretaria de Abastecimento. “Este espaço é destinado para a comunidade e quem vai transformá-lo em um local com atividades que interessam é a comunidade”, complementou. 

O prefeito Gustavo Fruet, o superintendente da Gerar, Francisco Essert e a representante da Petrobrás, Elisabeth Maia, foram presenteados com camisas do projeto assinadas pelos participantes. Ao final da solenidade, crianças e adolescentes cantaram a música O que é, o que é, de Gonzaguinha. 

Programa

O programa Geração campeã vai atender 120 crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, que já foram selecionados a partir de divulgações do projeto realizadas em escolas da região. As aulas acontecerão três vezes por semana, sempre no contraturno escolar, com intervalo para lanche e refeição completa e vai contemplar estudantes da rede pública de ensino. O programa tem duração de 18 meses e foi o único programa do Estado a ser contemplado na edição de 2011 do Programa Petrobras Esporte e Cidadania, da Petrobrás. 

Semana Jovem

Paralelamente ao lançamento do Programa Geração Campeã, foram promovidas no Centro da Juventude Audi/União atividades relacionadas à Semana Jovem. Jogos de tabuleiro e locais para a prática do grafite ficaram disponíveis à comunidade local.
A Semana Jovem teve início dia 13 de abril e se estenderá até o próximo domingo (21), com diversas atrações educacionais, recreativas e culturais em vários pontos de Curitiba. 

Informações sobre a programação podem ser obtidas no endereçowww.curitiba.pr.gov.br/semanajovem
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=40267&PHPSESSID=afa48efc74dafa7d800764c65e568faa

Nenhum comentário:

Postar um comentário