segunda-feira, abril 08, 2013

Cinemateca de Curitiba homenageia fundador com exibições gratuitas


A Cinemateca de Curitiba homenageia o escritor e cineasta Valêncio Xavier com uma programação especial. Xavier foi o fundador da Cinemateca, além de ter exercido trabalhos em televisão, como roteirista e pesquisador. As exibições são sempre às segundas-feiras até o dia 15 de abril.
A programação traz curtas e longas de ficção e documentários que fizeram parte da trajetória de Xavier. A entrada é gratuita e as apresentações começam às 18h – veja mais abaixo:
18h
O Corvo (BR/PR, 1983 – 12’- ficção – 16mm).Baseado no conto homônimo de Edgar Alan Poe.
Visita ao Velho Senhor (BR/PR, 1976 – 14’ – ficção – 16mm). Co-direção com Ozualdo Candeias. Metáfora em torno do sentimento passional trágico, a partir da adaptação de um conto gráfico de Poty Lazarotto publicado na revista panorama.
Muitas Vidas de Valêncio Xavier (BR/PR – 90’ – doc – digital). Direção de Beto Carminatti, documentário sobre Valêncio Xavier.
20h
Palestra: “Literatura em Imagens – Um olhar psicanalítico de Valêncio Xavier”, com Gleuza Salomon (psicanalista). Mediação: Beto Carminatti.
O Mistério da Japonesa (BR/PR, 2005 – 17’ – ficção – 35mm ). Direção de Beto Carminatti e Pedro Merege, baseado no conto de Valêncio Xavier .
Mystérios (BR/PR, 2009 – 90’ – ficção - digital). Direção de Beto Carminatti e Pedro Merege. Quatro histórias envolvendo suspense e muito mistério. Inspirado na obra “O mez da grippe”, de Valêncio Xavier, vencedora do prêmio Jabuti em 1999. *Somente trechos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário