segunda-feira, novembro 11, 2013

Missão liderada pelo rei da Suécia vem a Curitiba para firmar cooperação

Integrantes da Missão Real Sueca de Tecnologia estarão em Curitiba nesta terça-feira (12) para a assinatura de um termo de entendimento com a Prefeitura de Curitiba e instituições de ensino e pesquisa. O rei Carl XVI Gustaf faz parte da delegação, que conta com 35 integrantes.
Além de Curitiba, o roteiro da delegação no Brasil inclui as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Na segunda-feira (11), em São Paulo, acontecerá o Workshop CISB Suécia-Brasil, durante o qual o secretário municipal de Administração e de Planejamento e Gestão, Fábio Scatolin, fará a palestra “Curitiba - Os desafios de uma cidade sustentável".
O termo tem como objetivo principal estabelecer estratégias de cooperação em áreas de interesse comum para pesquisa, educação e desenvolvimento de soluções inovadoras para sistemas sustentáveis, com foco em infraestrutura urbana e gestão ambiental.
Um exemplo de como este engajamento pode ser concretizado é o projeto piloto Brazil Green Light, que já foi instalado em Curitiba e está em fase de ajustes. O projeto terá início com o teste em um semáforo e um ônibus "inteligentes", que têm o objetivo de melhorar a mobilidade, a operação e a eficiência do transporte público da cidade.
Na prática, a luz verde, que dá nome ao projeto, é a abertura do semáforo para o ônibus em tempo ideal, pelo controle do tempo de espera e da velocidade do veículo. Quando o ônibus está a cerca de 500 metros do cruzamento, o motorista recebe informações (sem fio) de tempo e tipo do semáforo (luz verde ou vermelha). O sistema a bordo calcula a melhor velocidade para o ônibus chegar ao cruzamento com o semáforo aberto. Ou seja: o semáforo apresenta a luz verde no momento em que o ônibus deve ultrapassá-lo, melhorando a fluidez do tráfego.
Passada a fase piloto, o projeto deverá ser aplicado nos eixos do transporte, nas canaletas. O recurso para a instalação virá de empresas e do governo sueco, por meio da agência Vinnova, empresa de fomento ligada à Coroa da Suécia.
Comitiva
Desde 1983, a Missão Real Sueca de Tecnologia organiza visitas a outros países, com frequência regular. O rei Carl XVI Gustaf participa das viagens. O propósito principal das visitas é permitir a troca de conhecimento em projetos de áreas distintas. Na missão ao Brasil, o objetivo é estabelecer um melhor entendimento de estratégias, iniciativas e oportunidades do país.
O tema da visita é “Progresso e Iniciativas do Brasil que podem inspirar a Suécia”, com destaque aos tópicos de infraestrutura, inovação, educação e pesquisa e energia sustentável e renovável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário