segunda-feira, novembro 04, 2013

Reciclagem evita derrubada de árvores e ajuda a preservar recursos naturais

De janeiro a agosto de 2013, somente com o papel que chegou até a Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), evitou-se que mais de 42,3 mil árvores fossem derrubadas. Esse é um exemplo prático da importância que a reciclagem tem para a preservação dos recursos naturais.
“Para se ter uma ideia, esse número é quase o dobro do que foi poupado durante todo o ano de 2002, pouco mais de 22,5 mil. Nosso objetivo é aumentar a capacidade de produção da usina, de separação e produto prensado, e com isso garantir uma preservação ainda maior dos recursos naturais”, explica o superintendente do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), Gerson Guelmann.
Segundo o coordenador da UVR, João Vitor Rosset Ciesielski, a economia na exploração de bauxita – matéria-prima usada na produção de latas de alumínio – também é grande: “Até agosto, com a separação de mais de 42 toneladas de alumínio, foi possível garantir a economia de mais de 211 toneladas de bauxita”, afirma.
Entretanto, na visão dos administradores da unidade, o maior ganho está na recuperação energética, pois quando o produto retorna à cadeia produtiva evita-se um retrabalho. “O plástico, por exemplo, para ser produzido exige a extração do petróleo, que depois é transformado em resina plástica. O trabalho que a UVR realiza garante, através da logística reversa, que o plástico pós-consumo retorne ao meio ambiente de maneira transformada, sem gastar a energia necessária para uma nova produção”, reforça Guelmann.
Pirataria
Outro ponto importante é a descaracterização dos materiais que chegam até a UVR. O vidro é quebrado e o plástico é prensado, por exemplo, e com isso é possível evitar a utilização destas embalagens por indivíduos que comercializam produtos piratas e de qualidade inferior as dos originais, além de facilitar e baratear o transporte pela indústria.
Futuro
 Com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva da unidade, que funciona em Campo Magro, o IPCC, que atualmente administra o local, está instalando novos equipamentos, como uma prensa hidráulica.
“A nova prensa, além de dar maior qualidade no trabalho, é moderna e vai otimizar o tempo e a quantidade do material que depois é separado e prensado em forma de fardos prontos para a comercialização. Nossa expectativa é de que até o final de novembro a máquina já esteja pronta para iniciar a operação”, ressalta o Guelmann.
Um novo barracão também será construído no terreno da UVR, localizada em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é ampliar o espaço para a armazenagem do material e evitar que eles fiquem expostos à ação do tempo.
PET
Outro importante trabalho para a preservação ambiental acontece na Unidade de Beneficiamento de PET (UPET), que funciona desde julho do ano passo na Cidade Industrial de Curitiba.
O local faz a compra de garrafas pet (da própria UVR e de barracões do projeto EcoCidadão, que dá suporte ao trabalho dos catadores de recicláveis) e, através de um processo mecanizado, transforma o volume em flakes – flocos de pet – que são vendidos para a indústria têxtil, alimentícia e automobilística.
Desde o início de sua operação, a UPET foi responsável por retirar do meio ambiente cerca de 13 milhões de garrafas pet (de 1,5 litro), com a produção de quase 300 toneladas de flakes entre janeiro e setembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário