quarta-feira, junho 04, 2014

Copa do Mundo domina tema das ações nas unidades escolares

.


.


A proximidade com o início da Copa do Mundo tem feito o tema ser o campeão das atividades desenvolvidas nas unidades, em boa parte das 600 unidades escolares da rede municipal de ensino. Nas escolas regulares, especiais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Centros Municipais de Atendimento Especializado (CMAE) é difícil encontrar uma turma que de alguma forma não esteja participando de atividades relacionadas ao mundial. 

As atividades sobre o campeonato acontecem inseridas nos conteúdos pedagógicos. “Têm sido momentos ricos para o aprendizado que acontece a partir do interesse e do envolvimento dos próprios alunos sobre o assunto, cada vez mais presente no dia a dia de todos nós”, diz a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal da Educação, Letícia Meira.

As atividades acontecem dentro e fora de sala de aula. A diversidade de seleções que estão no Brasil, em especial as oito que jogarão em Curitiba, serve como ponto de partida para uma multiplicidade de ações, em todas as áreas do conhecimento.

A pedagoga da Escola Especial Helena Wladimirna Antipoff, no Boqueirão, conta que as profissionais da escola inseriram o tema no planejamento pedagógico após perceberem a frequência com que as crianças comentavam sobre os jogos na escola. “Fizemos um planejamento paralelo com as disciplinas de arte, geografia, história, práticas esportivas” disse Cristiane Cazarim. 

Além das crianças, muitas famílias têm colaborado com os trabalhos realizados na escola que atende estudantes com necessidades especiais. “Pais dos alunos nos ajudaram, dentro de uma das atividades realizadas, na elaboração das bandeirinhas de Festa Junina confeccionadas nas cores verde e amarela para decorar a escola”, disse Cristiane. 

O Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE) Professora Regina Nardino Pereira, no Sítio Cercado, trabalhou a percepção social que o evento traz para a cidade. “Estamos mobilizando nossos estudantes e as famílias na confecção de pequenos cartazes com mensagens de prevenção à exploração sexual infantil além de painéis sobre as seleções que estarão na competição”, disse Silvana Carpejani Rosa, pedagoga no CMAE. 

Na educação física, o futebol tem dominado as atividades de movimento proposta. No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sylvia Orthof, no Sítio Cercado, crianças da turminha de berçário, com menos de dois anos, participaram de uma competição de futebol que envolveu também as famílias. 

“Convidamos o pai de um aluno para participar do jogo pela semelhança dele com um dos jogadores da seleção”, disse a educadora da unidade, Rozangela de Souza. “As crianças ficaram encantadas pelo jogo, que acabou se tornando uma grande brincadeira”, completou a educadora. 

Assim como no futebol, em que o hino nacional é entoado pela torcida causando euforia, na Escola Municipal Álvaro Borges o momento cívico está sendo trabalhado de forma diferente, nestes dias que antecedem o inicio do mundial. A cada semana, um país que participará da competição tem sido apresentado pelos alunos, com exposição da bandeira e da história do local. “Esse momento histórico deve ser trabalhado pelo viés da evolução do próprio esporte e sobre o impacto que a atividade proporciona”, disse a diretora da escola, Débora Eclache. 
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41159&PHPSESSID=a3e29bed0f57070edfb5b2d526d9e6e0

Nenhum comentário:

Postar um comentário