segunda-feira, junho 09, 2014

Defesa Civil: 77 municípios declaram situação de emergência

Mateus Barbieri / Jornal Hoje / Em Cascavel, casas e ruas alagadas por causa das chuvas
Defesa Civil do Paraná recebeu, até a manhã desta segunda-feira (9), pedidos de 77 municípios do estado que pretendem ser incluídos no decreto de situação de emergência. Conforme o órgão, a lista final com todas as cidades que tiveram o pedido aprovado deve ser divulgada ainda nesta manhã.
Até a noite deste domingo (8), chegava a 70 o número de municípios reconhecidos pelo executivo estadual como em situação de emergência. No mesmo dia, em reunião conjunta com todos os secretários do estado, o governador Beto Richa (PSDB) anunciou que assinará nesta segunda o decreto que reconhece as situações críticas registradas nas cidades que tiveram problemas causados pelas chuvas do final de semana.
O decreto que atesta estado de emergência é um mecanismo que agiliza o recebimento de recursos do governo do estado pelos municípios.
Balanço dos estragos causados pelas chuvas
Balanço da Defesa Civil divulgado às 9 horas desta segunda-feira mostra que já chega a 86 o número de municípios paranaenses castigados pelas chuvas que assolaram o estado neste fim de semana. Por enquanto, a cidade com o maior número de afetados é Curitiba, onde os temporais atingiram 15.213 pessoas e 3.509 residências.
Em Quedas do Iguaçu, na região Oeste, já são 13,5 mil pessoas prejudicadas pela chuva e também pelo forte vendaval que atingiu o município na madrugada deste domingo. O número leva em conta, principalmente, famílias na área rural que estão isoladas, de acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade. No município, uma pessoa morreu após um desmoronamento, também na área rural.
Também é grande a quantidade de pessoas prejudicadas na região de Guarapuava, no Centro-Sul, que registra ainda várias interdições nas rodovias locais. Em Bituruna, são 1,5 mil pessoas afetadas, sendo que mil delas ainda estão desalojadas. Em Irati, duas mil pessoas tiveram problemas por causa do mau tempo. Na cidade, 1,5 mil moradores ainda permanecem em abrigos organizados pelo município. Em Nova Laranjeiras chegou a 3.110 a quantidade de pessoas afetadas. Destas, 30 estão em abrigos e outras 80 na casa de parentes ou amigos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros que atende a região de Guarapuava, cinco municípios do entorno estão isolados na manhã desta segunda-feira: Condói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão e Rio Bonito do Iguaçu. Esta madrugada, 40 famílias foram retiradas de suas casas no município de Virmond, por estarem em locais onde pode haver queda de barreira.
Na localidade de Entre Rios, no interior de Guarapuava, três equipes do Corpo de Bombeiros usam barcos para ajudar na retirada de vinte pessoas que estão ilhadas desde domingo. No município, uma pessoa ainda continua desaparecida. A corporação não soube dizer, no entanto, se o desaparecido seria criança ou adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário