sexta-feira, junho 13, 2014

Saiba o que fazer neste fim de semana em Curitiba

Mesmo com a agenda cultural um pouco morna por causa do foco na Copa do Mundo, Curitiba ainda reserva muitas opções de entretenimento para este fim de semana. Confira as melhores peças, shows, exposições e outras atividades culturais na cidade entre sexta-feira (13) e domingo (15).

CAMINHADA

Neste domingo, mais uma atividade diferente relacionada à Praça de Bolso do Ciclista acontece em Curitiba. A partir das 11h, uma “caminhada de observação” sai da praça, na esquina das Ruas São Francisco e Presidente Faria, em direção a vários pontos estratégicos da cidade. O objetivo é conscientizar e aumentar o conhecimento das pessoas sobre mobilidade urbana, visitando projetos arquitetônicos destinados a esse fim como a Rua das Flores, travessias elevadas e outros. Durante todo o trajeto haverá bate-papo e informações sobre mobilidade.

MÚSICA
No sábado, a banda IRA! toca no Curitiba Master Hall, após sete anos de hiato da banda. A formação atual conta com o vocalista Nasi e com o guitarrista Edgar Scandurra, que criaram o grupo na década de 80. Em sua carreira, o IRA se consolidou como uma importante banda no cenário do rock nacional e com certeza muitos curitibanos vão gostar de assistir ao vivo músicas como “Envelheço na Cidade”, “Flores em Você”, “Tarde Vazia” e muito mais.
Também no sábado, acontece um show de MPB e samba no Teatro Paiol. O músico Marcelo Amorim lança seu CD “Primeiro Tempo”, que tem músicas em parceria com Wilson das Neves e Ana Cascardo. O albúm também conta com vários nomes conhecidos do público curitibano, como o pianista Davi Sartori e o bandolinista Daniel Migliavaca.
Já no domingo, uma noite dedicada a todos os que passaram o Dia dos Namorados sozinhos. O bar Crossroads realiza a Festa dos Solteiros, com show das bandas curitibanas Milk’n’Blues, Lenhadores da Antártida e Belief. A ideia é se divertir muito para espantar a solidão e, quem sabe, encontrar um novo par na balada.

EXPOSIÇÕES
A exposição “A Beleza da Cultura Iraniana” fica em cartaz apenas até o dia 18 e é uma homenagem aos visitantes que vêm para nossa cidade disputar a Copa do Mundo. Em conjunto com a Embaixada do Irã no Brasil, a mostra reúne quadros, tapeçarias, objetos e outros artigos que traduzem uma parte da vasta cultura daquele país no Museu Paranaense.
Já a exposição “Amazônia Andes” tem foco em mostrar um pouco mais do nosso país. O conjunto de 23 fotografias é resultado das viagens do fotógrafo José Tezza pelo interior da Amazônia e do Chile. No local, também é possível comprar o livro de mesmo nome, com mais de 100 fotografias. As imagens relatam a natureza exuberante presente nestes locais, assim como a rotina dos moradores e a cultura local.
Aos interessados na história do jornalismo e fotojornalismo, a exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil” revela a história da principal revista ilustrada brasileira do século 20, que foi decisiva para a implantação do fotojornalismo no país. Com foco nas décadas de 1940 e 1950, período de maior criatividade e penetração social da revista, a exposição tem como fio condutor a relação entre as imagens produzidas pelos fotógrafos e as fotorreportagens tais como foram publicadas.

TEATRO
Neste fim de semana, acontece a peça “Discurso do Subterrâneo”, um dramático espetáculo inspirado na obra do escritor Fiódor Dostoiévski, “Notas do Subsolo”. A performance, em que o cenário, a trilha sonora e o figurino em tons de cinza conferem um ar soturno, trata de questões da existência humana e aflições do homem.
Já a apresentação “Input” tem foco na dança contemporânea. Novo trabalho da desCompanhia de Dança, o espetáculo brinca com as questões da memória e esquecimento, da passagem do tempo e da atualização constante. Quatro bailarinos em palco criam uma performance diferente a cada apresentação.
http://guia.gazetadopovo.com.br/mat/saiba-o-que-fazer-neste-fim-de-semana-em-curitiba/1476173/

Nenhum comentário:

Postar um comentário