terça-feira, novembro 11, 2014

Centro Marista de Defesa da Infância participa do VI Congresso Mundial dos Direitos da Criança e do Adolescente no México

Espaço é voltado para a troca de ideias, experiências e análise teórica sobre a garantia de direitos e a participação real e efetiva de crianças e adolescentes
 De 12 a 14 de novembro, a cidade de Puebla de los Angeles, no México, recebe a 6ª edição do Congresso Mundial dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Novos desafios e realidades no vigésimo quinto aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança”. Neste ano, a Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, participará do Congresso apresentando o trabalho desenvolvido pela instituição sobre o Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Outros representantes do Brasil Marista também estarão presentes, como a PUCPR e a UMBRASIL.
 O congresso se propõe a ser um ponto de encontro para as redes de crianças e adolescentes, contribuir para o desenvolvimento da cidadania na infância e adolescência, incentivar a participação de crianças e adolescentes nas discussões e análises sobre os direitos humanos e assegurar o desenvolvimento de mecanismos inovadores para participação de crianças e adolescentes envolvidos em diversos países por meio de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Para viabilizar tais discussões, o evento foi dividido em três eixos temáticos: Direito de viver sem violência; Migração infantil e direito a viver em família; Internet como direito humano e as redes sociais. 
 A analista de monitoramento do Centro Marista de Defesa da Infância, Luane Natalle, apresentará no dia 12, no eixo “Direito de viver sem violência”, a metodologia utilizada na construção do Ensaio Temático “Infância, adolescência e direitos: Enfrentamento à Violência Sexual em Foz do Iguaçu”, que inclui o mapeamento de fontes de dados oficiais, marcos legais, potencialidades e fragilidades das respectivas políticas públicas, além da mobilização das redes e atores locais, bem como crianças e adolescentes, para elaboração conjunta de recomendações para incidência política nos territórios. 
 “O sucesso do enfrentamento a violência sexual depende da integralidade de diferentes políticas e ações. Por isso, a oportunidade de ampliar a visibilidade do tema, bem como a rede de parceiros em um evento como este é bastante importante. Ao conseguirmos identificar pessoas interessadas pelo assunto e parceiros em outras regiões, que buscam e trazem experiências de boas práticas no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, teremos mais elementos para fortalecer nossas ações.” diz Luane.
 O evento coincide com a celebração do XXV aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança (20 de novembro de 1989), o tratado internacional com maior adesão na história das Nações Unidas, ratificado por 193 países. As atividades ligadas à data serão integradas na programação do Congresso com a presença de representantes do Comitê dos Direitos da Criança da ONU.
 Serviços:
VI Congresso Mundial sobre Criança e do Adolescente
Data: 12 a 14 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário