quinta-feira, novembro 20, 2014

Comunidade escolar elegerá diretores das escolas municipais nesta sexta

.
A Secretaria Municipal da Educação convoca a comunidade escolar para participar nesta sexta-feira (21) da eleição para escolha dos profissionais que ocuparão os cargos de diretores e vice-diretores das escolas municipais de Curitiba. Está será a primeira eleição regida pela nova Lei Municipal n.º 14.528, aprovada em outubro passado e que foi alterada para atualizar a legislação que vigorava há mais de 20 anos.

A votação será pelo voto direto, com urnas que estarão abertas desde o início do funcionamento das escolas até as 19 horas. O resultado sairá no mesmo dia e os eleitos terão mandatos de três anos.

“Colaborar na escolha dos gestores da escola é uma das formas de a comunidade escolar decidir sobre o que considera prioridade na escola e na educação dos estudantes. É importante a adesão de todos neste processo democrático e imprescindível para garantirmos qualidade na escola pública”, explica a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Concorrem 258 chapas inscritas no processo eleitoral. A maioria das escolas, 119, terá uma única chapa na disputa. Poderão votar os profissionais que atuam nas escolas, estudantes acima de 16 anos e pais de alunos, no segmento comunidade. Os pais terão direito a apenas um voto, independentemente do número de filhos matriculados. Quando o aluno maior de 16 anos votar, o pai não deverá dar seu voto.

Aos profissionais será concedido um voto por matrícula. Desta forma, aqueles com dois padrões terão direito a dois votos. 

Lei

A nova lei foi adequada às mudanças da rede municipal, entre outras a ampliação de unidades escolares, tornando-a mais democrática e participativa. Uma das mudanças é o limite de uma reeleição para chapa de diretor e vice-diretor, independentemente da posição do candidato na chapa. Neste pleito, 70 escolas têm chapas formadas por profissionais que atualmente não ocupam os cargos nem de direção e nem de vice.

A nova lei considera também os novos princípios da gestão em relação à educação, como a equidade, democracia, trabalho coletivo, autonomia e interesse público. “A escola como instituição já mudou muito, mas tem muito mais para avançar e isso acontecerá com a participação de cada diretor e vice-diretor na coordenação de suas equipes”, diz Roberlayne.

Todo o processo, desde a revisão da lei até a inscrição de candidaturas e aprovação dos Planos de Gestão dos Candidatos, foi acompanhado por uma comissão criada por decreto municipal (331/2014) e formada por representantes da administração municipal, Sindicato os Servidores do Magistério Municipal de Curitiba e Conselho Municipal da Educação.

Participação

O metalúrgico Cecílio Maçaneira Júnior passou algumas tardes avaliando os planos de gestão e debatendo os processos de escolha dos novos dirigentes. Ele é reperesentante da comunidade na comissão eleitoral. Segundo Maçaneira, a participação efetiva das famílias é capaz de promover eficientes transformações no interior das escolas. “Este é o momento dos pais se envolverem naquilo que terá reflexos no futuro dos filhos. Minha luta é para que os colegas de meus filhos tenham uma boa escola, pois é entre amigos que nossos jovens se desenvolvem. Quanto melhor for a escola para todos, melhor será o desenvolvimento integral de nossas crianças e jovens”, disse Maçaneira.

Para a representante do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) Gabriela Dallago a participação das famílias deve ir além do ato do voto. “É importante que os pais continuem acompanhando efetivamente o trabalho da direção ao longo de todo o mandato, fiscalizando e cobrando a efetivação coletiva das propostas de trabalho pedagógica apresentada durante o período eleitoral”, disse Gabriela.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41376&PHPSESSID=97a4644adec9f577c55976b0260a7aa8

Nenhum comentário:

Postar um comentário