domingo, dezembro 09, 2012

2.º round na luta por uma vaga na UFPR


Começa neste domingo (9) a 2.ª fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). São 14.726 candidatos convocados para essa etapa do concurso. Neste primeiro dia, eles farão a prova de Compreensão e Produção de Textos, com cinco questões. Já na segunda­­-feira (10), candidatos de 34 cursos farão as provas específicas, com dez questões cada uma.
As específicas serão de Física, Matemática, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia e/ou Filosofia, além das provas de habilidades específicas para os candidatos de Arquitetura e Urbanismo e Design. A duração das provas varia de acordo com a quantidade de disciplinas cobradas – 2h30 para uma disciplina e 5 horas para duas disciplinas.
Processo seletivo da UEM
Domingo também é o primeiro dia do Vestibular de Verão 2012 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A prova começa às 8h50 e vai até as 13 horas. São 40 questões de conhecimentos gerais. Na segunda-feira serão realizadas as avaliações de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura e Redação.
Não erre na redação
Fique atento às dicas finais para a prova de redação:
• Os gêneros textuais mais cobrados são: texto opinativo, transposição de discurso, tirinha e charge, resumo e carta.
• Não esqueça de expressar sua opinião no texto opinativo, de forma clara, sendo ou não a mesma do conteúdo do texto de apoio.
• Na transposição de discurso tome cuidado com as mudanças nos verbos, pronomes e advérbios, que vão sair da primeira pessoa para a terceira.
• Tanto na transposição quanto no resumo não coloque informações que não estiverem no texto.
• No caso do resumo, da transposição e da tirinha ou charge, não esqueça de citar o autor, fonte e data.
Horário
Para garantir uma prova tranquila, a organização do concurso recomenda alguns cuidados, como prestar atenção ao horário de fechamento dos portões. Eles abrem 12h45 e fecham às 13h30. Por causa do trânsito intenso em dias de prova, a recomendação das equipes de cursinhos é que o candidato esteja no local pelo menos uma hora antes, para dar tempo de se acalmar e se concentrar para as provas.
Para os que vão de ônibus, a Urbs vai disponibilizar linhas extras, que vão sair do Centro e dos terminais de ônibus para os 12 locais de provas. Os ônibus e os horários podem ser consultados pelo site da prefeitura de Curitiba.
Os candidatos devem levar documento de identidade, comprovante de ensalamento (disponível no www.nc.ufpr.br), caneta esferográfica com tinta preta e escrita grossa, lápis ou lapiseira e borracha. Para as provas específicas, o Guia do Candidato traz recomendações de materiais diferenciados que também serão úteis ao estudante.
Nesta edição do vestibular, a UFPR oferece 5.616 vagas em 95 opções de cursos, sendo 5.087 pelo processo seletivo e 529 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Correção
Nos dois dias de provas, professores de cursinhos farão as correções das questões, que serão divulgadas no site da Gazeta do Povo. No domingo serão os docentes dos cursos Acesso, Dom Bosco e Positivo, a partir das 19h30. Na segunda-feira serão os do Acesso e Dom Bosco, a partir das 20 horas. As respostas serão colocadas no www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade.
Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1326123&tit=2-round-na-luta-por-uma-vaga-na-UFPR   09/12/2012 por Anna Simas

Nenhum comentário:

Postar um comentário