terça-feira, dezembro 11, 2012

Oposição quer levar Marcos Valério ao Congresso


Lideranças do PSDB e do DEM defenderam na manhã desta terça-feira o comparecimento do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza no Congresso Nacional para explicar as declarações prestadas por ele, em setembro, à Procuradoria Geral da República. Em reportagem publicada hoje no jornal O Estado de S.Paulo, Valério afirmou, em depoimento ao Ministério Público, que recursos do mensalão pagaram despesas pessoais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse ainda que Lula deu o aval para que os bancos Rural e BMG tomassem os empréstimos que abasteceram o esquema de compra de apoio político no Congresso.
O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), disse que vai propor na reunião da bancada, no início da tarde, a aprovação de um requerimento de convite para Valério comparecer a uma comissão da Casa, possivelmente a de Constituição e Justiça. "É o capítulo ainda não escrito do mensalão, que deve ser escrito por exigência nacional", afirmou. O tucano disse ter informações de que Valério entregou ao Ministério Público "provas materiais" do que falou.
O presidente do DEM e líder do partido no Senado, Agripino Maia (RN), classificou o assunto de "gravíssimo" e disse que o mínimo a ser feito é tentar levar o empresário, conhecido como operador do mensalão, ao Congresso.
Segundo Agripino Maia, é necessário avaliar a possibilidade de ser ouvido também o ex-assessor da Presidência Freud Godoy, cuja empresa, segundo Valério, teria recebido o repasse de recursos para pagar as despesas do ex-presidente. Maia disse que vai se reunir com lideranças da oposição para traçar, ainda hoje, qual estratégia a adotar.
Lula no Congresso
O líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR), disse que analisa com a área jurídica do partido a possibilidade de convite a Lula. "Sempre há uma expectativa forte de que ele (o ex-presidente) era o grande chefe de todos", afirmou. "A reportagem do Estado vem confirmar tudo aquilo que vinha sendo dito sobre ele", completou. "Ele tem que se explicar"
O líder do PSDB no Senado disse que a oposição não tem votos para aprovar um convite ao ex-presidente. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que foi sub-relator da CPI dos Correios, que investigou o esquema do mensalão, defende também a aprovação do comparecimento de Valério em comissões da Câmara.
Mas para o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), a presença de Valério no Congresso é desnecessária, no momento. "Acho que o melhor é deixar (a investigação) no âmbito do Ministério Público. Este ano não dá mais tempo para nada", afirmou.

11/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário