quinta-feira, dezembro 06, 2012

Paróquia do Guadalupe será elevada a santuário



O vaivém de fiéis é intenso, não importa idade, sexo ou raça. Os vitrais que retratam o início da construção da igreja e as imagens da via-sacra de Jesus Cristo expostas nas paredes laterais são testemunhas de todo esse movimento. Em dias de celebração, a paróquia recebe cerca de mil fiéis. Exatamente por isso, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Centro de Curitiba, acaba de ganhar o título de santuário. A celebração oficial será realizada às 18 horas de sexta-feira (7), nas dependências da igreja, com a presidência do arcebispo metropolitano, dom Moacyr José Vitti, e a co-celebração do atual pároco, o padre Reginaldo Manzotti. A partir de hoje, ele se torna pároco reitor do local.
Inaugurado há mais de 50 anos, o Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe – como passa a ser chamada a igreja – abriga pessoas das mais distintas localidades. “A criação de um santuário visa a atender as pessoas que são acolhidas todo dia pela igreja, especialmente os peregrinos que vêm de fora da cidade”, explica dom Moacyr. Santuário é, justamente, um local de peregrinação constante de fiéis.
História
Com projeto de evangelização, padre tornou igreja reconhecida
A história da Paróquia do Guadalupe, inaugurada em 9 de janeiro de 1955, se mistura com as celebrações do centenário da emancipação política do Paraná, em 1953.
O primeiro pároco foi o monsenhor Bernardo José Krasinsk e desde 8 de janeiro de 2006 o padre Reginaldo Manzotti está à frente da igreja.
Com a posse do padre Manzotti, que costuma fazer grandes shows pela cidade, a igreja também passou a ser conhecida nacionalmente. Ela se tornou sede da associação Evangelizar é Preciso, um projeto desenvolvido pelo sacerdote que objetiva a evangelização pelos meios de comunicação.
Serviço:
A celebração oficial que muda a denominação da Igreja para santuário acontece na sexta-feira, às 18 horas. A paróquia fica na Praça Senador Correia, 128, no Centro de Curitiba.
De todo mundo
E essa é uma das marcas da Igreja do Guadalupe. Situada ao lado do terminal rodoviário de mesmo nome, muitas pessoas de outros municípios passam por ali para rezar. Catequista há 18 anos em Rio Branco do Sul, Acássia de Carvalho Cristo vai até a igreja pelo menos uma vez por semana. “Venho rezar, agradecer e ter um momento de paz”, conta a senhora de 55 anos.
Moradora de Quitandinha, Ana Cardoso, de 63, está viúva há dois meses. Para buscar forças extras, ela vai frequentemente à igreja. “Me sinto melhor aqui. Venho para rezar e pedir força para conseguir superar essa dor”, relata.
Há cinco anos funcionário da paróquia, Camilo dos Santos conta que já se acostumou com o movimento constante de fiéis. Segundo ele, não tem um dia em que a igreja esteja vazia. “Sempre tem gente rezando aqui. E são pessoas de vários lugares que vêm para cá”, diz. Na tarde de ontem, ele e outros funcionários da igreja preparavam o ambiente para a celebração.
O pároco da igreja, padre Reginaldo Manzotti, afirma que é uma honra estar à frente do novo santuário da capital do estado. “A fé é um dom infuso, ou seja, todos nascemos com o dom da fé, porém cabe a nós exercitarmos esse dom. E um santuário vem ao encontro disso, de ser um local onde o fiel possa reabastecer-se de Deus”, salienta.
06/12/2012 por  DIEGO ANTONELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário