terça-feira, julho 09, 2013

Estudante curitibana do ProJovem vence concurso de fotografia

.
A estudante, Luciléia Rodrigues Nascimento, aluna do Programa ProJovem da Escola Municipal Augusta Ribas, no Bairro Novo, venceu o concurso nacional na modalidade fotografia, promovido pela Secretaria Nacional de Juventude. Luciléia disputou com centenas de trabalhos produzidos por estudantes de 15 a 29 anos, de todas as regiões do país, a partir “O que desejo em 20 de novembro de 2020?” à respeito da condição da juventude negra no Brasil.

Como prêmio Luciléia terá sua foto publicada em uma produção que reunirá os 30 melhores trabalhos. Além de fotografia o concurso avaliou produção de prosas e poemas dos estudantes. O concurso é parte das ações do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, denominado Juventude Viva. 

Para participar do concurso, a estudante curitibana contou com a colaboração da professora que emprestou o equipamento fotográfico para Luciléia produzir sua foto. Uma fileira de lápis coloridos, em fundo escuro acompanhado da frase “Meu Lápis cor de pele é .....” ganhou destaque no concurso como bom exemplo de representatividade da diversidade humana. “O concurso me deu a oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre a arte da fotografia e o contexto da diversidade retratada pela linguagem não-verbal”, disse Luciléia.

O concurso foi promovido para incentivar entre os jovens a reflexão sobre prevenção à violência estimulando a exposição de ideias e o debate com a sociedade sobre a condição da juventude negra e os desafios que vivenciam para o exercício pleno da cidadania. 

A avaliação e seleção dos premiados foi feita por uma comissão composta por representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Fundação Cultural Palmares e pela fotógrafa Denise Camargo.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=40572

Nenhum comentário:

Postar um comentário