domingo, julho 28, 2013

Restaurado, palacete histórico será base do turismo no Litoral

O Governador Beto Richa inaugura nesta segunda-feira (29), às 10 horas, o escritório da Secretaria Estadual do Turismo no Litoral do Paraná. O escritório fica em Paranaguá, dentro do Palacete Mathias Böhn, um dos cartões postais do Litoral. A inauguração acontece no dia em que Paranaguá comemora 365 anos de fundação.

No mesmo ato, será feita a entrega oficial, ao Governo do Paraná, das obras de restauro do Palacete, feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Participarão da solenidade a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário do Turismo, Jackson Pitombo; o prefeito de Paranaguá, Édison Kersten, e os prefeitos de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba. 

MAIS AGILIDADE – Paranaguá é um dos três municípios paranaenses considerados pelo Ministério do Turismo como destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. Os outros são Curitiba e Foz do Iguaçu. O secretário Jackson Pitombo explica que o escritório de Paranaguá irá dar mais agilidade às ações de apoio aos sete municípios da região nas suas iniciativas nesta área. 

“O trabalho da secretaria é ajudar os municípios a identificarem e explorarem seus potenciais turísticos. A estrutura local irá potencializar essas ações, bem como facilitar informações e orientação sobre como formatar projetos e obter recursos para a implantação”, diz Pitombo. 

Uma ação importante é a orientação e acompanhamento na criação do conselho municipal de turismo (formado por representantes do governo, iniciativa privada e sociedade civil) e sobre a criação de fundos municipais, que capta recursos oriundos da exploração do turismo para aplicação em projetos da área. 

O escritório do Litoral faz parte da linha adotada pelo governo estadual, de interiorizar as ações de turismo para facilitar e garantir agilidade aos trabalhos em todas as regiões. Hoje existem escritórios em Foz do Iguaçu, Cascavel e Londrina. 

O secretário Jackson Pitombo explica que o objetivo é ter estruturas para atuar nas dez regiões turísticas: Rotas do Pinhão (Curitiba e Região Metropolitana); Cenários do Tempo (Campos Gerais); Norte do Paraná; Caminho das Águas (Noroeste do Paraná); Riquezas do Oeste; Iguassu e Caminhos ao Lago Itaipu; Estradas e Caminhos (Centro do Paraná); Vales do Iguaçu (Sudoeste do Paraná) e Terras dos Pinherais (Centro-Sul do Estado). 

ARTESANATO E PINTURA – O escritório do Turismo no Litoral terá, no primeiro piso, espaço para atendimento à comunidade, aos turistas e para exposições diversas (artesanato, pinturas, fotografias). O espaço também poderá ser utilizado para coordenar o Terminal de Embarque, fiscalizar embarcações e passageiros, cadastrar visitantes para a Ilha do Mel e vendas de passagens.

No pavimento superior, com entrada independente, os espaços serão de trabalho e ocupados pelo Escritório Regional da Secretaria de Turismo, sala exclusiva para atividades diversas do Governo do Estado, escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, sala para Secretaria da Cultura e para a prefeitura de Paranaguá, além do escritório da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur). A estrutura conta, ainda, com auditório para atividades culturais, artísticas e solenidades realizadas pelo governo e pelos sete municípios da região. 

Palacete Mathias Böhn - Construído no final do século XVIII, no centro da cidade, o prédio histórico é um marco da arquitetura luso-brasileira e passou por restauração para resgatar suas características originais. Antiga sede da prefeitura de Paranaguá, da Câmara Municipal, da alfândega portuária e a agência de rendas do município, o Palacete estava deteriorado e o governo estadual encaminhou projeto de restauração ao IPHAN, que realizou a obra. 

Iniciada há pouco mais de um ano, a obra de restauro incluiu revisão da cobertura, reforço do piso e além de nova base para as paredes que apresentavam rachaduras. O prédio recebeu, também, serviços de elétrica, hidráulica e pintura. 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:

www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=75759&tit=Restaurado-palacete-historico-sera-base-do-turismo-no-Litoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário