quarta-feira, julho 10, 2013

Peregrinos contam os dias para a JMJ

Daniel Castellano/Gazeta do Povo / Isabella Pimenta (em primeiro plano) com os amigos Jonathan, Cassius e Karime. Jovem foi escolhida para acompanhar o papa
Faltando duas semanas para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), peregrinos em todo o Brasil iniciam os preparativos finais para o encontro religioso que terá como ponto alto a presença do papa Francisco, em sua primeira visita oficial ao Brasil como pontífice. Dos 2,5 milhões de participantes, segundo estimativas do comitê organizador, ao menos 10 mil partirão de Curitiba rumo ao Rio de Janeiro, cidade-sede do evento que ocorre entre os dias 22 e 29 de julho.
O grupo mais numeroso é o da Arquidiocese, que já tem 250 inscritos, que devem reunir um comboio de cinco ônibus. Mas a expectativa da Cúria é de que cada paróquia, colégio ou instituição ligada à Igreja Católica envie ao menos um ônibus à Jornada. “Estamos na expectativa em relação à mensagem que o papa vai transmitir aos jovens”, ressalta Marcos Moura, secretário do setor Juventude da Cúria Metropolitana de Curitiba. “Acho que ele vai surpreender a todos, dando um ar jovial para a Igreja e mostrando que, por mais que tenhamos nossa tradição e conservadorismo, somos também uma Igreja jovem, e onde os jovens estão fazendo a diferença em seu meio social.”
A escolhida
Universitária será a representante de Curitiba perante o papa
A estudante universitária Isa­bel­la Pimenta, de 23 anos, é uma das líderes que está organizando a excursão para a Jornada Mun­dial da Juventude, no Rio de Janeiro. Voluntária em trabalhos na Paróquia de Nossa Senhora da Visitação, no Boqueirão, e na Cúria Metropolitana de Curi­ti­ba, ela foi escolhida pela Ar­quidiocese para ser a representante da cidade na vigília com o papa Francisco, ficando no palco junto ao pontífice. “Até agora não consigo acreditar”, diz.
A jovem aguarda o começo da peregrinação com ansiedade, junto com os colegas. “Estamos contando os dias, afinal é uma oportunidade única”, revela.
Perdão
Os fiéis que participarem da JMJ receberão do papa Francisco indulgência dos pecados, desde que confessem, comunguem e rezem em intenção dele. O decreto foi assinado no dia 2, no Vaticano. As indulgências são concedidas a grupos de fiéis em ocasiões especiais.
Grupos católicos da capital paranaense se preparam para a Jornada há um ano e meio. Desde a confirmação do evento, organizam festas, rifas e confraternizações para levantar recursos para hospedagem e alimentação. “Fazemos também encontros espirituais de preparação para que o peregrino reflita sobre o significado de uma Jornada da Juventude e ir para lá abraçar o que a fé católica tem para oferecer”, afirma Moura.
Além dos moradores locais, partirão na excursão perto de 5 mil peregrinos de outros países que, nas semanas anteriores à jornada, se dedicarão a atividades diversas nas paróquias. São, em sua maioria, poloneses e sul-americanos que se inscreveram pelos canais internos da igreja e ficarão hospedados em casas de fiéis ou em acomodações da própria igreja.
Essa etapa pré-jornada terá seu ápice no próximo dia 20, o sábado anterior ao início do evento, quando ocorrerá a celebração de envio ao Rio de Janeiro, a partir das 14 horas, no câmpus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A atração principal é o violonista nicaraguense Tony Meléndez, conhecido por não ter os braços e tocar com os pés, e que em 1987 se apresentou para o papa João Paulo II. “É um momento de comunhão, no qual os diferentes grupos paroquiais poderão se conhecer. Esperamos em torno de 15 mil pessoas. Mesmo quem não vai para a Jornada poderá participar, como uma forma de se unir em espírito aos demais”, explica Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário