quinta-feira, abril 10, 2014

Bairro Novo ganhará centro de educação infantil
















Terá início num prazo de 15 dias a construção do Centro de Educação Infantil (CMEI) Bairro Novo/ Xapinhal, com capacidade para atender 200 crianças. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Gustavo Fruet na noite desta quarta-feira (09), durante a consulta pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015 (LDO) da regional Bairro Novo.

 “Esta foi uma região da cidade que cresceu muito nos últimos anos e, por isso, os investimentos aqui também cresceram”, disse o prefeito. Ele citou como um dos exemplos o CMEI Xapinhal, com custo de R$ 2,17 milhões, em uma parceria do Município com o governo federal. A assinatura da ordem de serviço foi comemorada pela população local.

“Fui pega de surpresa pela maravilhosa notícia da construção deste CMEI”, disse a presidente do Clube de Mães do Xapinhal e do Conselho de Saúde local, Edna Maria dos Santos, que mora há 18 anos na região. Mãe de quatro filhos e avó de um neto, ela falou sobre a importância do equipamento na região.

“Muitas mães hoje precisam pagar pessoas para cuidarem de suas crianças enquanto saem para trabalhar”, informou. “O anúncio traz uma grande alegria e alívio para a nossa comunidade”.
A secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, explicou que o CMEI Xapinhal, que estará localizado na Rua Oséas Lazari Stoterau, faz parte de um pacote de dez CMEIs, dos quais sete já estão em obras. “O investimento do Município em educação na Regional do Bairro Novo, até julho deste ano, será de R$ 4,3 milhões”, disse.

A consulta pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015 (LDO) do Bairro Novo recebeu um público de 350 pessoas, na Escola Municipal Prof. Rejane Silveira Sachette, no Sítio Cercado. Durante as duas horas da consulta, entre 19h e 21 horas, foram feitas 945 solicitações de serviços e sugestões nos oito postos colocados à disposição dos moradores. Destas, 85 foram respondidas na hora. As restantes terão as respostas encaminhadas por e-mail ou Correio. Os canais das redes sociais da Prefeitura registraram 43,5 mil participações.

Saúde

Além da educação, os temas obras, habitação e saúde tiveram destaque durante a consulta pública. O aposentado José de Souza Filho, morador do Sítio Cercado há 20 anos, fez questão de falar pessoalmente com o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, durante o encontro.
“Vim para agradecer pelo horário estendido que Unidade de Saúde (US) Bairro Novo ganhou no ano passado. Isso possibilitou que as pessoas do bairro que trabalham em horário comercial possam fazer suas consultas à noite, o que deixou a população muito satisfeita”, disse Souza Filho.

Massuda explicou que 11 unidades de Saúde da cidade já funcionam em horário estendido, até as 22 horas. “O objetivo é ampliar o número de unidades, beneficiando cada vez mais pessoas”, disse o secretário.

Entre as centenas de participantes da consulta pública, uma se destacou pela pouca idade. A estudante Paula Eugênia da Silva Kopczuk, de 15 anos, quis aproveitar a oportunidade de conversar de perto com vários secretários, dando sugestões e fazendo solicitações para a sua região. Moradora do bairro Umbará, ela estava acompanhada de sua mãe, a professora Roseli Kopczuk.

“Acho que a cidade pode melhorar muito com iniciativas assim”, disse a adolescente. “Todos podem e devem reclamar, sugerir e fazer algo para tentar mudar algo que não concordem”, afirmou. Entre outras sugestões, ela pediu mais academias ao ar livre para o local onde mora. “Acho importante que haja o máximo possível de estrutura de lazer e esporte para as crianças e os jovens”, citou.
O Umbará é um dos bairros que compõem a Regional do Bairro Novo, no extremo Sul da cidade. Fazem parte ainda o Sítio Cercado e o Ganchinho. No total, a regional conta com uma população de mais de 145 mil habitantes.

Programação

A regional do Boa Vista será a próxima a receber consultas públicas sobre a LDO, nesta quinta-feira (10). Os encontros no Pinheirinho e no Boqueirão irão acontecer na semana que vem. As consultas nas outras cinco regionais foram realizadas na semana. Durante as audiências, os cidadãos podem fazer sugestões sobre os grandes programas do Município.

Os encontros acontecem sempre das 19h às 21 horas, até 15 de abril. Os cidadãos podem participar encaminhando questões pessoalmente ou por meio das redes sociais (Twitter e Facebook), Central 156 e pelo sistema LOA/LDO disponível na página da Prefeitura desde dia 24 de março, no endereço http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/diretrizes-orcamentarias-2014-menu-principal-principal/1568.

Em cada consulta, o espaço é organizado em grupos, divididos por assuntos afins. As respostas aos cidadãos são dadas pelos secretários e suas equipes, nos respectivos grupos.
As perguntas que não forem respondidas pelos secretários e equipe na noite da consulta (caso a pessoa não esteja presente, ou ainda, caso o tempo da consulta esteja esgotado), terão as respostas enviadas ao cidadão via e-mail, telefone ou correios.

Confira a data e locais das próximas audiências:

Boa Vista - 10/04 - quinta-feira das 19 às 21h
Centro Pastoral João Paulo II - Rua Guilherme Ihlenfeldt, 1040 - Tingui
Pinheirinho - 14/04 - segunda-feira das 19 às 21h
Escola Municipal de Educ. Esp. Tomaz Edison de A. Vieira - R. Leon Nicolas, s/nº - Pinheirinho
Boqueirão - 15/04 - terça-feira das 19 às 21h
SEST/SENAT Rua Salvador Ferrante, 1440 (próximo à Rua da Cidadania) - Boqueirão

 http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/bairro-novo-ganhara-centro-de-educacao-infantil/32559

Nenhum comentário:

Postar um comentário