quarta-feira, abril 02, 2014

Telessaúde melhora atendimento e reduz fila para consultas com neurologistas
















O serviço Telessaúde, plataforma que permite aos médicos das unidades básicas trocar informações, via internet, com especialistas do Hospital das Clínicas, completou três meses de atividade em Curitiba com 1.092 casos de pacientes discutidos e 150 consultas com neurologistas. Com isso, o serviço está atingindo seu objetivo de aumentar a resolução dos casos na própria unidade básica.
“É bom saber que os pacientes que atendemos e que realmente precisam não estão ficando na fila para consultas neurológicas”, ressaltou Marta Borges, médica há cinco anos na unidade básica de saúde Vila Feliz, no Portão, durante um encontro para debater a utilização do Telessaúde.
“Muitas vezes o médico precisa apenas de uma segunda opinião, confirmar uma suspeita e isso já resolve o problema do paciente. Notamos que menos de 20% dos casos precisam realmente do encaminhamento para neurologista”, disse Rodrigo Bagateli, médico de Família e Comunidade e teleconsultor.

De acordo com o neurologista do Hospital das Clínicas Marcos Lange, a rapidez na consulta especializada contribuiu na investigação clínica e resolução de muitos casos. “Antes da implantação do Telessaúde registrávamos cerca de 30% de faltas, além do fato de muitos já não apresentarem os sintomas que levaram os médicos das unidades básicas a solicitarem a consulta. Agora atendemos aqueles que realmente precisam e antes que o caso evolua para algo mais complicado de ser resolvido”.

Com a ferramenta, os profissionais da atenção primária encaminham via e-mail suas dúvidas para especialistas, que têm 72 horas para dar a orientação sobre o caso. A troca tem contribuído para diminuição das filas na neurologia, que agora duram em média duas semanas. Outra facilidade é que muitas vezes o paciente é encaminhado já com exames mais simples realizados. “Realizamos neste período 149 tomografias solicitadas pelo Telessaúde, o que facilita o atendimento do neurologista porque o paciente chega na consulta com o exame pronto”, afirmou Paulo Poli, diretor de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde.

 http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/telessaude-melhora-atendimento-e-reduz-fila-para-consultas-com-neurologistas/32461

Nenhum comentário:

Postar um comentário