sábado, abril 12, 2014

Custo de vida em Curitiba sobe 0,6% em março, aponta pesquisa

ndice de Preços ao Consumidor foi divulgado pelo Ipardes, nesta sexta.
Alimentos e bebidas tiveram o principal impacto sobre a inflação do período.

 Preço do quilo do tomate apresentou alta de 26,63% em novembro, aponta pesquisa (Foto: Reprodução/RPCTV) 

Preço do tomate dobrou em relação a fevereiro e

impulsionou alta no grupo de alimentos
(Foto: Reprodução/RPCTV)
 
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), para o mês de março fechou em 0,6%, conforme os números divulgados nesta sexta-feira (11). O IPC é um dos índices que mede a inflação e, por isso, reflete o quanto o custo de vida aumenta para a população. O levantamento do Ipardes tem como base os valores em Curitiba.

Os números de março apresentam uma leve desaceleração na alta dos preços, em relação ao mês de fevereiro, quando o IPC apresentou variação de 0,6% ante o mês de janeiro. Desde o início do ano, a inflação acumulada já é de 1,71%. Por outro lado, esse número é menor que o registrado nos três primeiros meses de 2013, quando a inflação já era de 1,78%.

Segundo o Ipardes, o grupo econômico que mais influenciou para o aumento da inflação em março foi o de alimentos e bebidas. Em fevereiro, esse grupo havia registrado alta de 0,68%, mas no mês seguinte acumulou 2,68% de aumento nos preços. Entre os alimentos pesquisados, o que teve a principal alta foi o tomate, cujos preços dobraram em relação a fevereiro.

Outro grupo que merece destaque nas altas registradas é o de habitação, que registrou alta de  custos para as pessoas subiu 0,57%. O principal motivo foi o aumento dos preços dos alugueis residenciais, que ficaram 0,72% mais caros.

Entre os grupos cujos preços ficaram mais baratos na comparação com fevereiro, o principal destaque ficou para despesas pessoais. Esse grupo inclui uma série de serviços, dentre os quais os pacotes turísticos nacionais e internacionais foram os que mais ajudaram a reduzir o impacto sobre a inflação de março.

 http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/04/custo-de-vida-em-curitiba-sobe-06-em-marco-aponta-pesquisa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário