segunda-feira, julho 28, 2014

Consultório vai até escolas para garantir atendimento odontológico em área carente

principal
principal
principal
A equipe de odontologia da Unidade de Saúde Pompeia, no Tatuquara, decidiu transformar o consultório em uma unidade móvel para atender aos alunos de duas escolas da região com muitos problemas de saúde bucal. Estudantes das escolas municipais Margarita Orso Dalagassa e Erica Plewka agora são atendidos no próprio colégio – uma medida que, além de facilitar o acesso dos alunos ao serviço, evita a descontinuidade do tratamento.
Dos 787 alunos das duas escolas, cerca de 70% têm pelo menos um dente com cárie e 20% necessitam com urgência do atendimento, mas não comparecem ao serviço de saúde, mesmo com a consulta pré-agendada. O cirurgião-dentista Péricles Antônio Barbosa Pinto, que atua na US Pompeia há mais de dez anos, conta que a partir dessa constatação, a equipe de odontologia resolveu mudar a estratégia de trabalho e ir até os pequenos pacientes, nas escolas. “É uma região de alta vulnerabilidade social e muitos pais só tinham o hábito de levar os filhos ao dentista quando eles estavam com dor. E é uma fase que pode comprometer a dentição da criança para o resto da vida”, afirma.
Com o kit móvel de odontologia que é montado em uma sala da escola, e que permite a realização dos principais procedimentos odontológicos, os profissionais de saúde bucal fazem ações de prevenção e, principalmente, tratamentos clínicos. “Não adianta falar apenas da necessidade e da importância de se fazer uma boa higiene bucal. É fundamental fazer um levantamento do perfil epidemiológico da comunidade e perceber quais são as necessidades daquelas pessoas”, destaca o dentista.
Único jeito
A cabeleireira Juciane Gomes de Melo Araújo, mãe de Ana Júlia, 6 anos, diz que a menina só está fazendo o tratamento odontológico porque é atendida na escola. Enfrentando uma gestação de risco e que exige repouso constante, Juciane está impossibilitada de levar a filha às consultas na unidade. “Toda a família é atendida pela unidade e é o melhor tratamento odontológico que já tivemos”, diz.
A dona de casa Sueli Pereira, mãe de Maria Emanuele, 7 anos, conta que a dentição da filha melhorou muito desde que ela começou a fazer o tratamento diretamente na escola. “Ela mamava durante a madrugada e dormia sem escovar os dentes, o que causou muitas cáries. Agora a situação melhorou bastante e ela se acostumou a usar a escova de dente”, relata a mãe.
A diretora do Distrito Sanitário Pinheirinho, Alessandra Lopes dos Santos, destaca o trabalho realizado em parceria por todos os profissionais da odontologia da US Pompeia para se revezar no atendimento aos estudantes, sem deixar a unidade de saúde desfalcada. “Eles realizam atendimento nas escolas quase todos os dias da semana, mas a produção na unidade não para, pois há toda a comunidade local para ser atendida. E isso só é possível graças ao trabalho integrado de todos os agentes de saúde”, diz Alessandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário