quarta-feira, julho 16, 2014

Série de consultas da LOA 2015 começa com grande participação pelas mídias sociais

principal
principal
Mais de 300 pessoas participaram, na noite desta terça-feira (15), da primeira das nove consultas públicas para discussão da Lei Orçamentária Anual de 2015 (LOA). O encontro foi  realizado na Regional Administrativa de Santa Felicidade, com a presença do prefeito Gustavo Fruet e grande participação por meio das mídias sociais. Ao longo das duas horas da consulta, 59.891 pessoas foram atingidas, 30.296 delas pelo Facebook e 29.595 pelo Twitter. A segunda consulta acontece nesta quarta-feira (16), na Paróquia Santa Amélia, no Portão.
Os cidadãos que compareceram ao Clube de Pesca de Santa Felicidade encaminharam 164 sugestões ou perguntas, depositadas nas urnas disponíveis ou encaminhadas às mesas temáticas, organizadas por assuntos específicos. Os setores que mais receberam sugestões foram os de obras, com 12 questões; saúde, com 11; educação, com 10 e meio-ambiente e Ippuc, com 8.
Das 81 questões encaminhadas aos secretários municipais, nas mesas, 67 foram respondidas no ato. As demais terão as respostas enviadas via e-mail, telefone ou correios.
O prefeito Gustavo Fruet esteve presente durante toda a consulta e ressaltou a importância de ouvir a população. “Estamos iniciando este processo de nove audiências públicas para ouvir o máximo possível a população e preparar a Lei Orçamentária do ano que vem. O fundamental, porém, é incentivar a participação e manter este diálogo com o cidadão, com respeito, transparência”, disse o prefeito.
Muitas das pessoas que compareceram aproveitaram a presença do prefeito para encaminhar pedidos e sugestões e também para agradecer por demandas atendidas.
Foi o caso de Juçara do Rocio Duarte, moradora na Rua Júlio Graf, que agradeceu pelas melhorias ocorridas no Armazém da Família próximo de sua casa. “Antes não havia produtos dietéticos, para pessoas diabéticas. Encaminhei um pedido de mudança para o prefeito e hoje o armazém já tem estes produtos”, disse.
Hélcio Padilha, de 21 anos, morador do bairro São Braz, disse que ao saber da presença de Gustavo Fruet, decidiu comparecer à consulta para pedir esclarecimentos sobre o projeto Portal do Futuro, instalado na Vila Audi. “O prefeito nos explicou que o projeto já está funcionando e que tem o objetivo de incentivar a participação dos jovens na vida de suas comunidades. Gostei muito da resposta e de ter a oportunidade de conversar pessoalmente com ele”, disse.
 
As consultas
As consultas da LOA 2015 acontecerão até o próximo dia 25, em cada uma das nove Administrações Regionais da Prefeitura, sempre entre as 19 horas e as 21 horas. A segunda será realizada nesta quarta-feira (16), na  Paróquia Santa Amélia, no Portão, novamente com a presença do prefeito Gustavo Fruet.
O objetivo das consultas é de colher sugestões da população para a destinação dos recursos do Orçamento do ano que vem, estimado em R$ 8,4 bilhões. Após a série de consultas, será realizada uma audiência pública para apresentação do documento final, que será encaminhado para aprovação da Câmara Municipal.
 
As datas e locais das consultas:

























Nenhum comentário:

Postar um comentário