quarta-feira, abril 25, 2012

Apagão de internet e celular afeta usuários do Paraná e de outros estados


O rompimento pelo menos três cabos de fibra ótica no estado de São Paulo afetou a conexão de internet em cidades do Paraná, inclusive a capital, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nesta quarta-feira (25). Usuários de diversas operadoras em CuritibaLondrina e Maringá, entre outras, tiveram problemas na conexão banda larga e 3G desde o fim da manhã, além de dificuldades no uso de telefones celulares.
A informação é da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), que entrou em contato com um dos fornecedores de cabos de fibra ótica e relatou o fato, e da GVT, que confirmou o rompimento de três pontos da rede de longa distância que faz a comunicação de dados para várias operadoras de telefonia e banda larga.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apura as causas de queda de conexão de internet nas cidades do Paraná.
Ainda não há informações sobre o número de usuários afetados. A Copel informou que cerca de 1,5 mil clientes corporativos da companhia ficaram sem conexão com a rede.
A previsão é de que o reparo das conexões seja feito em até seis horas.
Operadoras telefônicas
TIM confirmou na tarde desta quarta-feira que houve problemas de conexão com grande parte dos usuários, mas ainda não há informações do número de clientes afetados. A assessoria de imprensa da TIM explicou que os códigos dos chips dos aparelhos celulares são cadastrados em regiões diversas do país - e não só na cidade em que o aparelho foi cadastrado - para que, em caso de uma pane geral, por exemplo, alguns usuários consigam estabelecer conexão tanto de internet quanto telefônica.
O reestabelecimento da rede, segundo a TIM, depende dos fornecedores, mas engenheiros da operadora estão dando suporte no caso para tentar agilizar a solução.
OI informou que não houve registro de problemas entre seus usuários. A reportagem tenta contato com a assessoria de imprensa da VIVO desde o início da tarde para saber se houve falhas na rede da operadora.
Em nota, a GVT informou que o serviço de banda larga dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentam lentidão desde o início da tarde e que equipes "trabalham para restabelecer o serviço o mais breve possível". Clientes podem esclarecer dúvidas pelo telefone 103 25, da Central de Atendimento.
Segundo a CLARO, em nota, "uma instabilidade causada por uma falha na rede de transmissão de um fornecedor pode ter afetado parte de seus assinantes no Paraná a partir das 13h25" desta quarta-feira. A presisão da operadora é de que o problema seja solucionado ainda nesta tarde.
Tráfego da internet
Às 15h21, o site da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que possui um sistema para visualização em tempo real da utilização do tráfego de internet no país, mostrava uma falha em um backbone entre São Paulo e Paraná (na foto, a linha preta). Perto das 16 horas, o tráfego havia retornado ao normal. Veja imagem abaixo:

Fonte: Gazeta do Povo 25/04/2012

Um comentário:

  1. em cambara parana ta ruim oscilando a velocidade tenhu 5 megas usando velocidade de discada as vezes e teve 1 queda de rede

    ResponderExcluir