segunda-feira, abril 09, 2012

Governo prepara edital do projeto executivo da reforma do Guaíra


O Governo do Estado lançará nos próximos dias o edital de licitação para a contratação do projeto executivo de engenharia para a revitalização do Teatro Guaíra, em Curitiba. Os três auditórios – Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), Salvador de Ferrante (Guairinha) e Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – passarão por reformas e obras de modernização.

De acordo com a diretora do Centro Cultura Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter, a contratação do projeto executivo é essencial, uma vez que todas as intervenções realizadas no espaço até aqui não incluíram esta etapa. Ela disse que a previsão para o começo das obras é o início do ano que vem. “A ideia é não fechar o teatro enquanto estiver em reformas”, afirmou.

A diretora afirmou que o valor do investimento nas obras será estimado com base no projeto executivo. Ela adiantou que a modernização necessária passa pelo palco, plateia, coxia, equipamentos cenográficos e iluminação e chega aos banheiros e entrada de carga e descarga. “Uma das maiores dificuldades é transportar equipamentos para o palco, porque o espaço foi projetado em 1945”, explicou.

Segundo Mônica, também fará parte do projeto executivo de engenharia a troca de cadeiras, tapetes, piso dos palcos e elevadores dos auditórios, e o restauro do mármore e das granilhas (tipo de revestimento externo).

GUAÍRA – Projetado pelo arquiteto Rubens Meister e localizado na Praça Santos Andrade, em Curitiba, o Centro Cultural Teatro Guaíra tem três auditórios: Bento Munhoz da Rocha Netto, Salvador de Ferrante e Glauco Flores de Sá Brito. O espaço abriga a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, o G2 Cia de Dança e a Escola da Dança.

A construção do teatro começou em 1952 e, dois anos depois, foi inaugurado o Auditório Salvador de Ferrante – conhecido como Guairinha. O grande auditório – ou Guairão – foi aberto em dezembro de 1974, depois de ser reconstruído após um incêndio em 1970, que o deixou substancialmente destruído. Em agosto de 1975 é inaugurado o miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, completando o projeto do complexo.

Somados, os três auditórios ocupam uma área de 16.900 metros quadrados, com uma capacidade total de 2.757 lugares.

A revitalização do complexo foi anunciada pelo governador Beto Richa, durante a inauguração de um monumento em homenagem à atriz paranaense Lala Schneider, na Praça Santos Andrade, na capital, na última semana.

"Fonte"AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário