quarta-feira, maio 22, 2013

Escola adota Saladômetro para estimular alimentação saudável

.....
Comer verduras e legumes tem sido uma diversão para os estudantes da Escola Municipal João Cruciane, no Portão. O grupo é o primeiro a participar do Saladômetro, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação para aumentar o consumo de vegetais nas escolas e unidades de educação integral.

Pontuando em um gráfico o consumo de cada aluno durante as refeições, as crianças têm aprendido brincando a importância de fazer escolhas saudáveis durante a alimentação.

O Saladômetro é uma atividade desenvolvida pelas nutricionistas da gerência de alimentação escolar da Secretaria Municipal da Educação para dar à merenda uma função educativa, além da nutricional. O projeto usa um painel para sinalizar quando os estudantes comem a salada e os vegetais servidos durante as refeições na escola. O consumo individual é assinalado com uma figurinha, representativa do vegetal, que a professora entrega para o aluno colar em seu espaço do painel, após o consumo.

As figurinhas são coladas umas sobre as outras. Ao final do bimestre, o estudante que tiver o maior número de figurinhas coladas no gráfico terá sido o que melhor se alimentou. A competição, explica a nutricionista Liziane Rodrigues é uma forma de motivar e melhorar as escolhas alimentares dos alunos, favorecendo a alimentação saudável.

“As crianças participam da competição de uma forma divertida, ao mesmo tempo que aprendem a importância das frutas e verduras na alimentação”, diz Liziane. Outro objetivo do projeto, segundo Liziane, é reduzir o desperdício de alimentos altamente nutritivos durante os almoços escolares.

Além de assegurar melhor qualidade de vida, por meio da alimentação saudável, os participantes concorrem a prêmios. Os troféus do projeto Saladômetro seguem a linha criativa da disputa: abacaxi para vencedor, abobrinha para o segundo colocado e troféu pepino para o estudante que menos tiver comido os vegetais.

Os alimentos serão acompanhados de livros de receitas saudáveis e fáceis de serem preparadas. A intenção é estimular as famílias a preparar uma alimentação mais nutritiva. A Escola João Cruciane foi escolhida como a primeira a receber o projeto, que a partir do segundo semestre deverá ser estendido às 40 unidades de educação integral na Rede Municipal de Ensino, mobilizando aproximadamente 6 mil estudantes.

Para a coordenadora da escola eleita para iniciar o projeto piloto, Cristina Aparecida de Paula, o Saladômetro, além de incentivar hábitos saudáveis entre os alunos, agradou também aos profissionais da escola. “Muitos aderiram às atividades e alguns até sugerem pratos e atividades”, diz Cristina.

Até o momento, o estudante Patricky Lohan Vieira, de 8 anos, é o primeiro classificado no Saladômetro. “Gostei da ideia de aprender a comer direito e saber a importância que as saladas têm para crescer forte e saudável”, disse Patricky.

O desempenho dele tem sido acompanhado pela família, em especial pela avó do garoto, Cleonice Gobbi, que trabalha como atendente de cozinha na escola. “Patricky só comia arroz e feijão. Agora está empolgado com as variedades de saladas. Ele não quer faltar nenhum dia para não perder no Saladômetro”. Conta Cleonice.

Raphael de Moura Rodrigues, de 7 anos, disse que também entendeu a importância da alimentação saudável. “Precisamos nos alimentar direito pra fortalecer os ossos, ter boa saúde e não ficar doente”, disse Raphael.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=40416&PHPSESSID=8ea0e375a087696cb7fe44336f1f2a4e

Nenhum comentário:

Postar um comentário