quinta-feira, maio 23, 2013

Terminal de ônibus ganha fraldário


principalprincipalprincipal
O terminal Campina do Siqueira passou a contar, a partir desta quarta-feira (22), com um fraldário para oferecer maior conforto a quem passa pelo local com bebês. O equipamento, instalado no sanitário para pessoa com deficiência, faz parte de um projeto piloto para avaliar a viabilidade de instalação de equipamentos semelhantes nos 21 terminais urbanos e no Terminal Guadalupe, que é metropolitano e administrado pela Urbs.
A instalação de fraldários nos terminais atende a um pedido feito por mães a Mirian Gonçalves, prefeita em exercício de Curitiba. Ela ouviu das mães a dificuldade que tinham ao se deslocar de ônibus com bebês pequenos e precisarem trocar a fralda das crianças. A medida também faz parte da política de melhoria no atendimento aos passageiros da Rede Integrada de Transporte. Mirian participou da instalação do primeiro fraldário, acompanhada da diretora de Urbanização da Urbs, Denise Sella, e da secretária da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.
O equipamento é parecido com os que existem em aeroportos; quando não é utilizado, fica fechado junto à parede, ocupando menos espaço. Em plástico, com bordas de segurança para o bebê, ele suporta até 20 quilos. A decisão de instalar no sanitário para pessoa com deficiência contou com aprovação da secretária Mirella Prosdocimo. Como este sanitário é mais espaçoso, quem estiver com criança terá mais tranquilidade para a troca de fraldas.
Iolanda de Fátima dos Santos, que é usuária do terminal, conta que numa reunião na casa de uma amiga, na CIC, no ano passado, narrava sua experiência de trocar uma neta em degraus de escadas ou bancos de praças. “A Mirian estava nesta reunião e aproveitamos para apresentar nosso pedido”, disse Iolanda, que também estava no terminal na tarde desta quarta-feira.
Mirian Gonçalves confirmou a história e destacou a importância da participação da comunidade. “Elas apresentaram uma sugestão a partir de uma necessidade e agora muitas pessoas serão beneficiadas”, disse. “Imagine a dificuldade de trocar uma criança no relento. A Urbs vai levar esse projeto à frente e a ideia é termos fraldário em todos os terminais. Tenho certeza de que as pessoas que vão usar este equipamento vão nos ajudar a cuidar”, afirmou a prefeita em exercício.
Pouco tempo depois de instalado, o fraldário mostrou utilidade. Simone Teodoro dos Santos aproveitou para trocar o filho João Pedro, de 1 ano e 2 meses de idade. “É muito mais fácil do que ter de trocar no colo. Fica tudo desajeitado e é muito ruim para o bebê”, afirmou.
“É algo a princípio pequeno, mas que pode ajudar muitas pessoas, torna a vida mais fácil. E aqui neste espaço pode ser usado tanto por uma mãe quanto por um pai que estiver com bebê”, disse a secretária Mirella Prosdócimo.
Pelos terminais de transporte de Curitiba passam por dia em torno de um milhão de pessoas. No Terminal Campina do Siqueira, onde o projeto do fraldário está sendo iniciado, embarcam ou desembarcam, por dia, em torno de 48,8 mil passageiros que utilizam ônibus de onze linhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário