sábado, maio 18, 2013

Mirian se torna a primeira mulher a governar Curitiba


Jaelson Lucas/SMCS / Mirian assina o termo de posse: primeira integrante do PT a assumir a prefeitura da capital
Curitiba tem novo prefeito pelos próximos dias. Ou melhor, prefeita. Gustavo Fruet (PDT) transmitiu seu cargo à vice Mirian Gonçalves (PT) na tarde de ontem. Com isso, ela se torna a primeira mulher a ocupar o principal cargo do Executivo municipal, além de ser o primeiro representante do PT no governo da cidade. “Estou muito emocionada de estar aqui fazendo história. Não encaro isso como uma vitória, mas como um ponto inicial de uma luta contra a desigualdade entre homens e mulheres nos cargos públicos”, disse ela, que ocupa a vaga até o dia 26, quando Fruet retorna de uma viagem ao Japão.
Mirian disse que terá muito trabalho nesta semana, mas que grandes anúncios não serão feitos. No entanto, segundo ela, será firmado um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Paraná para a instalação de uma unidade do Sistema Nacional de Emprego na cidade. Além disso, na segunda-feira, acontece uma visita a um armazém da Companhia Nacional de Abastecimento como parte do processo de instalação de uma unidade do programa “Banco de Alimentos”.
Mirian Gonçalves é advogada trabalhista, mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR e especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Huelva, na Espanha. Uma das fundadoras do PT no Paraná, ela também ocupa o cargo de secretária do Trabalho e Emprego de Curitiba.
Viagem
Gustavo Fruet embarcou, na noite de ontem, para uma viagem oficial ao Japão. Durante dez dias, ele e uma comitiva conhecerão projetos de urbanização adotados por três cidades: Tóquio, Yokohama e Himeji, cidade-irmã de Curitiba, onde o prefeito receberá o título de cidadão honorário. A viagem será paga pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário