sábado, setembro 29, 2012

Apresentadora Hebe Camargo morre aos 83 anos em São Paulo


A apresentadora Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu aos 83 anos na manhã deste sábado (29). Ela teve uma parada cardíaca enquanto dormia em sua casa, em São Paulo. O velório será realizado ainda hoje no Palácio dos Bandeirantes, edifício sede do Governo do Estado de São Paulo.
Wayne Camargo/Rede TV!/ Divulgação
Wayne Camargo/Rede TV!/ Divulgação / Apresentadora foi uma das pioneiras da TV no BrasilAmpliar imagem
Apresentadora foi uma das pioneiras da TV no Brasil
Confira passagens curiosas da carreira da apresentadora
Hebe esteve na caravana de artistas que foi ao Porto de Santos recepcionar os primeiros equipamentos de televisão do Brasil, em 1948. 

No início da televisão brasileira, em 1952, ela foi desconsiderada para aparecer no vídeo por ter sobrancelhas muito grossas e cabelos pretos. "Eu ficava um horror no vídeo", disse em entrevista à Folha de S.Paulo, em 1982. 

Tornou-se loira em 1952, após voltar de viagem dos Estados Unidos. "Me apaixonei pela loirice", explicou Hebe na ocasião. 

Durante o 3º Festival de Música Popular da TV Record, em 1967, Hebe entrou para interpretar a canção "Volta Amanhã", sob vaias crescentes. Hebe segurou as lágrimas, e mesmo sem poder ser ouvida pelo público, cantou a música até o final. 

Em julho de 1985, Hebe jogou seu microfone no chão no meio da transmissão ao vivo de seu programa, na TV Bandeirantes, e queixou-se da emissora. Ela exigiu melhor tratamento por parte do canal e mais recursos, como novos cenários, mais pessoas na produção e músicos na orquestra. A Bandeirantes prometeu atendê-la. 

Desde o início de seus programas na TV, ela foi acusada de cometer inúmeras gafes, fama que a acompanhou por toda sua carreira. Certa vez, Hebe perguntou quantos músicos tem um trio. Dizem também que teria perguntado ao primeiro homem a pisar na Lua, o astronauta Neil Armstrong, se na Lua havia luar. 

Em 1975, juntou-se a uma série de artistas brasileiros para pedir ao então Ministro das Comunicações, Quandt de Oliveira, providências para a diminuição de programas estrangeiros, chamados de enlatados, e filmes de violência na grade de programação da TV. "Estão tirando empregos de artistas brasileiros", justificou. 

Em 8 de setembro de 1981, o avião em que Hebe, o marido Lélio Ravagnani e mais quatro amigos viajavam sofreu uma pane no motor esquerdo e caiu. "Eu vi a morte de perto", afirmou a apresentadora após o acidente. 

Dentre as maiores entrevistas que realizou, a apresentadora cita o astronauta norte-americano Neil Armstrong, um mês depois de ele ter pisado na Lua. "Nem acreditei que estava acontecendo comigo [a entrevista]". Ela também entrevistou o cirurgião sul-africano Christian Barnard, autor do primeiro transplante de coração da história. 

Em 1985, ela foi convidada para posar nua na revista masculina "Playboy", mas recusou. "Se não fiz quando tinha 18 anos, não será agora que vou fazer". 

Em março de 1994, o então presidente da Câmara de Deputados, Inocêncio Oliveira, e o presidente do Senado, Humberto Lucena, decidiram processar criminalmente Hebe, que sugeriu em seu programa o fechamento do Congresso. Hebe rebateu afirmando que tinha "pena" de Inocêncio, e disse que o processo não teria sucesso. "Se nem a CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] teve resultado, acho que esse negócio de me processar não vai dar em nada", afirmou na época. Poucos dias depois, Inocêncio retirou o processo. 

Seu amigo, o político Paulo Maluf, sugeriu o nome de Hebe para ser candidata a prefeitura de São Paulo após a gestão de Celso Pitta, em 1999. Hebe achou a proposta "uma gracinha", mas desautorizou a candidatura. 

Ela estreou no cinema em "Quase no Céu", de Oduvaldo Vianna, lançado em maio de 1949, mas só voltou às telonas em 2009, para fazer uma ponta em "Xuxa e o Mistério de Feiurinha".
Na última quinta-feira (27), o SBT havia anunciado a volta de Hebe à emissora. Ela estava afastada do canal de Silvio Santos desde dezembro de 2010, quando não renovou seu compromisso e migrou para a Rede TV!.
As idas e vindas de Hebe ao hospital começaram naquele ano, quando ela passou por cirurgia e quimioterapia após ser diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo.
Em março deste ano, outro susto. A apresentadora passou por outra cirurgia para retirar um tumor no intestino. Um mês depois, recuperada, porém um pouco debilitada, voltou ao ar na Rede TV!.
Em junho, Hebe foi levada às pressas ao hospital para a retirada da vesícula. No mês seguinte, ficou internada por cinco dias para realizar exames de rotina.
Doenças
Em janeiro de 2010, Hebe Camargo foi internada no mesmo hospital, o Albert Einstein, em São Paulo, para a retirada de um tumor.
A operação ocorreu assim que os médicos diagnosticaram nódulos no peritônio, membrana que envolve a cavidade abdominal --um câncer raro, mas tratável, segundo a equipe do hospital.
Após a cirurgia, Hebe começou a fazer sessões de quimioterapia para combater a doença. Em março, em meio ao tratamento, voltou a gravar seu programa, então no SBT, emissora que a acolheu por 25 anos.
"Vou vivendo como se nada tivesse acontecido", disse a apresentadora ao fim da gravação. "Vou para a quimioterapia e não sinto nada, é uma coisa mágica na minha vida", contou.
Na ocasião, Hebe afirmou que foi um pouco relapsa com sua saúde. "Eu fui um pouco, só fazia exame de sangue", disse, completando que nunca teve nenhuma doença. "Só ia no hospital pra fazer plástica, ou no peito ou na cara."
A apresentadora falou ainda sobre a perda de cabelos acarretada pela quimioterapia. "O meu médico comentou com meu sobrinho que meus cabelos iam cair, e foram os cabelos dele que começaram a cair de medo [de contar]. Quando eu soube, não tive impacto nenhum", disse.
Hebe contou que ligou então para uma conhecida e fez "umas três, quatro" perucas. "Vocês estão crentes que é o meu cabelo? É peruca, pode fotografar!"
Em abril de 2010, a assessoria de imprensa da apresentadora afirmou que o câncer que a acometia já não existia mais.
Volta ao SBT
O contrato de Hebe com o SBT foi selado em uma reunião entre a cúpula da emissora e o empresário dela, Cláudio Pessuti. Daniela Beyruti, diretora artística e de programação da rede, José Roberto Maciel, vice-presidente, e Leon Abravanel, diretor de produção, estavam presentes.
"Diretores e colaboradores do SBT comemoram a volta da artista, que sempre foi uma das mais queridas da casa", dizia o comunicado da emissora.
A negociação entre Hebe e SBT ocorria desde junho e foi revelada pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo. Foi o apresentador Ratinho quem iniciou a aproximação entre as partes.
Em 17 de setembro deste ano, ela se desligou da Rede TV!, cujo compromisso iria até dezembro.
Hebe teria ficado meses sem receber seu salário e participação no merchandising de sua atração. No comunicado em que anunciou a saída da loira, o canal disse não ter pendências financeiras com ela.
Hebe não realiza gravações para a televisão desde junho, quando se submeteu a novas internações por conta de um tratamento contra um câncer no peritônio, descoberto em 2010.
Recentemente, Silvio Santos telefonou para a apresentadora, desejando que ela se recuperasse logo para retornar à TV.
Hebe estava escalada para participar do Teleton, que será exibido pelo SBT em novembro.
Confira a cronologia da vida da apresentadora:
8 de março de 1929 - Nasce Hebe Maria Camargo, na cidade de Taubaté, interior do Estado de São Paulo
1943 - A família se muda do interior para a capital paulista
1944 - Inicia a carreira como cantora no programa "Clube Papai Noel", na Rádio Tupi
1948 - Integra a caravana de artistas que foi ao Porto de Santos recepcionar os primeiros equipamentos de televisão do Brasil
1950 - Grava seu primeiro compacto em 78 rotações, com os sambas "Oh! José" e "Quem Foi que Disse"
1955 - Estreia seu primeiro programa de entrevistas na televisão, "O Mundo É das Mulheres", que permanece nove anos no ar
1964 - Casa-se com o empresário Décio Capuano, e decide dar uma pausa na carreira televisiva para cuidar da família
1965 - Dá a luz a Marcello, seu único filho
1966 - Estreia na TV Record com o "Programa Hebe", tendo como convidado o cantor Roberto Carlos
1971 - Separa-se de Capuano e decide se afastar novamente da televisão
1973 - Conhece o empresário Lélio Ravagnani, com quem viveu até o ano 2000, quando ele morreu
1981 - Retornou à televisão com um programa de entrevistas na TV Bandeirantes, onde ficou quatro anos
1986 - Assina seu primeiro contrato com Silvio Santos, para um programa ao vivo no SBT
1999 - Volta a gravar discos, com o álbum "Pra Você", com repertório romântico
2001 - Grava "Como É Grande Meu Amor por Você - Hebe e Convidados", álbum que conta com diversas participações
2006 - No mês de abril, comemorou o milésimo programa pelo SBT
2009 - Participa do filme "Xuxa e o Mistério de Feiurinha", interpretando a sogra de Xuxa.
2011 - Após 25 anos no SBT, Hebe estreia programa na Rede TV!
2012 - Morre em 29 de setembro, vítima de uma parada cardíaca
Fonte: Gazeta do Povo 29/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário