terça-feira, setembro 25, 2012

Justiça proíbe bancários de impedir acesso de clientes e funcionários no Itaú e HSBC


A Justiça do Trabalho em Curitiba deferiu, nesta segunda-feira (24) um pedido de interdito proibitório do banco HSBC e outro do banco Itaú. Com a decisão, os bancários que estão em greve desde a terça-feira (18) ficam impedidos de bloquear a entrada e saída de pessoas das agências e a livre circulação de quem estiver nesses locais. A decisão impede a realização de piquetes nas agências. Tanto clientes quanto funcionários devem ter livre acesso.
No caso do HSBC, a multa para descumprimento da ação é de R$ 50 mil por dia. Por parte do Itaú, os grevistas ficam sujeitos a multa de R$ 10 mil. As medidas têm caráter liminar. Na semana passada, um pedido de interdito proibitório feito pelo banco Santander foi indeferido pela Justiça do Trabalho. Segundo nota da Justiça, não foi constatado impedimento da entrada de pessoas no estabelecimento. 
Greve
A greve nacional dos bancários entrou na segunda semana da mesma forma que terminou a primeira: crescendo em todo o país. Nesta segunda-feira 24, sétimo dia da paralisação, foram fechadas 9.386 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados nos 26 estados e no Distrito Federal, segundo informações enviadas à Contraf-CUT até as 20h30 pelos 137 sindicatos e dez federações que são representados pelo Comando Nacional dos Bancários. Na sexta-feira 21, haviam sido paralisadas 9.092 unidades no Brasil inteiro.
"A cada dia que passa, aumenta a indignação dos bancários com o silêncio dos bancos em retomar as negociações com o Comando Nacional e apresentar uma nova proposta que contemple as reivindicações da categoria", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
Os bancários reivindicam reajuste de 10,25% (aumento real de 5%), valorização do piso, melhoria da PLR, mais saúde e melhores condições de trabalho, mais contratações e fim da rotatividade, mais segurança e igualdade de oportunidades. A Fenaban propôs um reajuste de 6% (aumento real de 0,58%), rejeitado pelas assembleias dos bancários em todo país.
Curitiba e região
Em Curitiba e região, 337 agências estão fechadas, além de 13 centros administrativos, informou o Sindicato dos Bancários. Cerca de 15,2 mil bancários estão parados, mais de 85% da categoria na região. Todas as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal estão fechadas em Curitiba.
Fonte: http://bandab.pron.com.br  25/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário