segunda-feira, setembro 17, 2012

Centro precisa de limpeza moral e estética


O Centro de Curitiba é de todos – moradores, comerciantes, trabalhadores, estudantes, turistas. Mas está parecendo terra de ninguém, abandonado. Nas ruas, os pedidos são por mais segurança e mais limpeza, já que imóveis públicos e privados estão sendo vandalizados com um número crescente de pichações.
“Existem câmeras, mas não há monitoramento. Então as pessoas não se sentem mais seguras. De dois anos para cá o turismo diminuiu muito”, diz Claudiney Belgamo, 52 anos, proprietário da galeria de arte Antichità. Para ele, todos os outros problemas nascem da falta de segurança. “Não há controle, então o pessoal vem fumar crack, vem pichar”, relata. A droga assusta porque o usuário assalta para conseguir dinheiro para comprá-la.
Ônibus lotado na hora do rush exige paciência
A aula na universidade começa só às 8 horas, mas a estudante de Publicidade Lilian Santos, 19 anos, precisa pegar o ônibus às 7 da manhã. Ela usa o Ligeirão, e ele realmente faz o trajeto rapidamente, conta. “O problema é esperar um ônibus em que eu consiga entrar. Saio do Xaxim às 7 horas, chego às 7h20 ao Hauer e tenho de esperar passar dois ou três Ligeirões até eu conseguir entrar.”
Gustavo Costa Queiroz, 36 anos, é analista de sistemas e trabalha num prédio no calçadão da XV. Ele prefere fazer hora extra no trabalho à noite para evitar o transporte público na hora do rush. “É melhor entrar no serviço mais tarde e sair mais tarde, porque a estação central fica muito lotada.”
Para a aposentada Elza Maria Mendes, 63 anos, Cu­­ritiba vive um caos de trânsito – muitos veículos para pouco espaço. “Deve ter alguma maneira de fazer com que as pessoas usem mais o ônibus. Mas não sou eu quem vou dizer como fazer. Deve ter cabeças pensantes planejando o futuro da cidade, não é?”
Segundo Belgamo, os prédios públicos são pichados e não há nenhuma providência. “Como é que a prefeitura exige do proprietário de imóvel tombado que mantenha sempre limpa a fachada, bem conservada? Se não fizer isso, a pessoa é multada. Como o governo fica meses sem limpar as pichações? Os deveres deveriam ser iguais.”
De janeiro a junho de 2012, a Guarda Municipal contabilizou uma média de 81 ocorrências de pichação por mês, 36% acima do registrado em 2011. A grande maioria ocorreu na região central.
A reportagem encontrou um grupo de turistas de Ponta Grossa lamentando a sujeira do Belvedere do Alto São Francisco. As pichações estão lá há meses – em 27 de junho, a Gazeta do Povo já havia mostrado a situação, e os rabiscos só aumentaram desde então. Para o grupo, que estava em Curitiba para uma atividade da disciplina de Artes da Universidade Aberta para a Terceira Idade, o descaso com o patrimônio público é muito grande. “A gente sempre considera Curitiba como cidade de primeiro mundo, mas isso que está aí é de terceiro mundo”, acrescentam.
Sem praça
A sujeira também domina as praças centrais de Curitiba. Na João Cândido há um tapete de bitucas de cigarros e cacos de vidro. De acordo com Nicole Lima, 33 anos, moradora do São Francisco, a situação se repete em outras praças da região. Por isso ela prefere ir até a Praça 29 de Março, nas Mercês, para a filha Elis, de 2 anos, brincar com mais segurança.
“O parquinho do Passeio Público até que é limpo, mas há muitos bêbados por lá”, diz Nicole. Ela pretende se mudar em breve, pois acha o São Francisco muito perigoso. “Há pessoas fumando crack­ a qualquer hora do dia. A polícia não faz nada. De vez em quando faz blitz no bar O Torto, mas quem vai ao Torto são pessoas de bem. A polícia vai atrás das pes­­soas erradas”, observa Nicole, professora de Fotografia na Universidade Positivo.
Calçadão
Em direção ao calçadão da Rua XV, a sujeira também incomoda, assim como os batedores de carteira e assaltantes. “Precisamos de mais policiamento, principalmente perto dos bancos”, diz Elza Maria Mendes, 63 anos, aposentada. “No domingo é pior; parece até que a polícia tira folga”, conta Marco Antonio Benatto, 22 anos, analista de sistemas.

Fonte: Gazeta do Povo 17/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário