terça-feira, março 22, 2011

Cansados de esperar a boa vontade da prefeitura moradores fazem lombada por conta própria

Enquanto alguns moradores aprovam a iniciativa, outros veem prejuízos. Ideal era uma lombada com sinalização oficial.

Moradores da Rua Carlos Amadeus Tessari, na Vila Venizia, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), decidiram colocar na rua uma lombada de concreto, por conta própria, para controlar os motoristas apressados que passam em alta velocidade durante horário de maior movimento. A ideia também foi colocada em prática na Rua Soldado Hudson, no mesmo bairro, onde moradores construíram duas lombadas.

Os moradores das ruas afirmam que reivindicam as lombadas há dois anos e, como não foram atendidos, decidiram se reunir para construir o obstáculo.

Segundo a comerciante, Cleonice Melo, moradora há 20 anos, até mesmo com as lombadas as pessoas não respeitam. “Os motoristas aceleram até mesmo de uma lombada para outra”.

“A lombada improvisada ajudou, agora os carros são obrigados a reduzir a velocidade” afirma Antonio Luiz, morador. Ieda Sporh fala que a atitude foi aprovada pela maioria. “Apenas uma medida de segurança para a população, passa muito carro e a rua é estreita”.

O aposentado Alcimar Pedra, que já perdeu vários animais de estimação atropelados, disse que as pessoas cansaram de solicitar o necessário. “O jeito foi realizar um mutirão e fazer”.

Prejuízos

Mas há controvérsias de opinião porque alguns moradores reclamam que a obra improvisada tem causado prejuízos. Vilmar Machado morador do bairro há 22 anos conta que a falta de sinalização na lombada acaba danificando os carros desavisados. “A noite fica ainda pior. Precisamos de lombadas sim, mas regularizadas”, diz.

Segundo Vilmar, foi solicitado à Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) a retirada da lombada de concreto. “Recebemos protocolo e até agora, nada”, reclama.

De acordo com a assessoria da Direção de Trânsito de Curitiba (Diretran), foi feito recentemente um estudo na região e as ruas não têm um padrão técnico para a instalação de lombadas. A Secretaria de Governo Municipal, já acionou uma equipe de manutenção urbana, que vai retirar as lombadas dos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário