terça-feira, março 29, 2011

Prefeito Luciano Ducci não recebe professores e põe policiais para intimidá-los

Dezenas de professores municipais foram à Prefeitura de Curitiba na tarde desta terça-feira, 29, à espera de negociações. Em vez do prefeito Luciano Ducci, com quem queriam dialogar, encontraram soldados do GOE - Grupo de Operações Especiais da Guarda Municipal, armado com escopetas.
A mídia presente captou a indignação da categoria diante da atitude intimidatória do prefeito. Preocupada com possível arranhão na imagem de Ducci, a administração municipal fez o GOE recuar.
Mesmo assim, a comissão de servidores não foi recebida para tentar estabelecer conversações. Conseguiram o compromisso de que o prefeito receberá a categoria ainda na primeira quinzena de abril.
Professores e servidores municipais querem uma conversa direta com o prefeito para fazer as negociações avançarem. Não adianta pôr o quinto escalão para tratar das reivindicações porque eles não têm autonomia para fazer avançar qualquer proposta.
Tem ocorrido que os representantes do prefeito chegam às reuniões negando as reivindicações. Se os sindicatos refazem a proposta para buscar pontos em comum que façam o diálogo evoluir, esbarram na falta de capacidade da outra parte para decidir.

Este é o motivo por que não houve qualquer avanço na pauta educacional, na correção de problemas do plano de carreira e mesmo na questão salarial. O único ponto positivo foi a reposição da inflação nacional do último ano, de 6,5%. Não fosse isto, aumentariam ainda mais as perdas salariais, que chegam a 14,84%.
A manifestação dos servidores contou também com o corte e distribuição de um bolo com a marca da Campanha de Lutas, em homenagem aos 318 anos de Curitiba, comemorados neste dia 29. Um pedaço do bolo foi levado ao gabinete do prefeito para ser entregue a Ducci, para simbolicamente lembrar o bolo que ele deu nos servidores.
Diante da postura de intransigência do prefeito, professores e os demais servidores municipais vão dar continuidade à mobilização. Se o diálogo não evoluir, podem parar as atividades no serviço público municipal.

No final da tarde a comissão de mobilização reuniu-se na sede do Sismmac para avaliar a situação e propor novas atividades, que serão levadas à categoria.

Fiquemos todos atentos e participemos! Vamos defender nossos direitos!

Veja mais fotos no http://www.sismmac.org.br/noticias.asp?ID=1149&ID_CAT=1

Um comentário:

  1. que vergonha deste prefeito, os professores merecem todo o respeito e nao policiais de oculos escuro com escopetas como se fossem bandidos, porque ele nao poe o GOE atras da fabica de multas de Curitiba?

    ResponderExcluir