quinta-feira, outubro 18, 2012

Delegação mexicana visita a SME


A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba recebeu, na manhã desta terça-feira, a visita do vereador mexicano Atanasio Pérez Villalobos e seu assessor, Carlos Raúl Benitez Zúñiga, da cidade de Jojutla, localizada ao sul do México. A delegação veio conhecer o funcionamento do governo municipal da capital paranaense, especialmente interessada na gestão educacional, e foi recebida pela secretária da educação, Liliane Sabbag, pela gerente do departamento de ensino fundamental, Maria José Serenato, e pela gerente de gestão educacional, Raquel Simas. “No México, a gestão se dá por meio do governo federal, que determina as diretrizes do ensino. Não existe, até o presente momento, maneira de enviar proposições no sentido contrário, ou seja, do município para o governo federal”, explicou Villalobos. 

O vereador e seu assessor visitaram todos os setores que compõem a secretaria, e conversaram sobre o tipo de alimentação oferecida às crianças atendidas pela Rede Municipal de Ensino, desde o financiamento (que acontece nas esferas municipal e federal) até o conteúdo do cardápio. Villalobos e Zúñiga também visitaram o setor responsável pelas obras da prefeitura, e ficaram sabendo, por exemplo, como são conseguidos os terrenos onde se constroem escolas e CMEIs, e como são realizadas as obras. No setor pedagógico, conversaram sobre as diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC), como se dá a escolha do material pedagógico, sobre o funcionamento da Educação para Jovens e Adultos (EJA), sobre ensino integral e fundamental, os projetos de contraturno. Também falaram com a equipe responsável pelo credenciamento de docentes e com os profissionais responsáveis pelo programa Comunidade Escola. 

Villalobos e Zúñiga se disseram impressionados com a abrangência dos serviços ofertados pela prefeitura na área da educação, e com a dedicação dos profissionais da RME. “Isso mostra porque Curitiba é a cidade brasileira com o menor índice de analfabetismo. Sem dúvida, é um modelo a ser estudado e seguido”, disse o vereador. 

Fonte: http://www.cidadedoconhecimento.org.br 
MATHEUS AMORIM /  SME /  16/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário