quarta-feira, outubro 17, 2012

Horário de verão começa neste domingo


Na madrugada de sábado (20) para domingo (21) começa o horário de verão. Os paranaenses terão de adiantar seus relógios em uma hora, assim como moradores dos demais estados daregião Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do país, além da Bahia e Distrito Federal. A medida deve ser encerrada na madrugada de 16 para 17 de fevereiro de 2013.
De acordo com a Copel, o período do horário de verão deve reduzir em cerca de 5% nos níveis máximos da demanda por energia elétrica no Paraná no horário de pico, que durante o horário de verão é das 19 às 22 horas.
A principal finalidade do horário de verão é distribuir de maneira mais equilibrada a elevação na demanda por energia de diversas classes consumidoras durante o horário de ponta, segundo a Copel. Adiantar os relógios faz com que os horários de pico de diversas categorias de consumidores não se sobreponham, aliviando o sistema elétrico.
Como exemplo, a iluminação pública, que passa a ser acesa depois do fim do expediente de escritórios e comércio, além dos momentos de maior demanda em residências. O maior aproveitamento da luz do sol também auxilia na diminuição nos gastos com energia elétrica.
Fonte: Gazeta do povo 17/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário