quarta-feira, outubro 24, 2012

Estudantes da RME concorrem na Olimpíada de Língua Portuguesa





Dois novos poetas curitibanos participam da terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, promovida pelo MEC, cuja premiação acontecerá no dia 20 de novembro, em Fortaleza. Os estudantes Alisson Ismael Nunes de Souza, da Escola Municipal CEI Issa Nacli, e Gabriel Ryan Rodrigues de Almeida, da Escola Municipal Jardim Europa, ambos do 5° ano, foram selecionados para a disputa de melhor criação na categoria Poesia. 

A professora de Alisson, Cristiane Araújo de Oliveira, diz que o poema “Os trilhos do meu destino”, de autoria do estudante, foi selecionado por causa de seu apelo emocional. Os versos tratam da realidade vivida pelos moradores do Uberaba, bairro onde foi instalada a primeira unidade do programa Paraná Seguro (UPS), devido aos altos índices de violência da região. “O tema proposto este ano é ‘O lugar onde vivo’, e grande parte das produções dos estudantes, mesmo muito bem escritas, falam da cidade como um todo, ou do Brasil, de forma mais generalizada. O poema do Alisson chamou a atenção da comissão avaliadora – que inclui, além da professora, as diretoras da escola – porque fala de um assunto que é mais próximo do cotidiano do estudante, e que é também um tema difícil de ser abordado, pois inclui violência, uso de drogas, medo, insegurança”, diz Cristiane.

Silvana Rudolf Kuzma, professora de Gabriel, diz que o poema do estudante foi selecionado por tratar do jeito de ser do curitibano. “Falar de onde se vive não é só falar da cidade, do estado ou do país. É falar também de quem faz o lugar ser como é. E foi isso que o texto do Gabriel, intitulado ‘O lugar onde vivo’, conseguiu fazer”. O estudante diz que sua inspiração surgiu das coisas que repara nas pessoas daqui, especialmente no modo de falar. “Sabe aquele jeito de falar ‘leite quente’? Então, foi sobre isso que eu quis escrever!”, explica Gabriel. 

Em ambos os casos, as escolas receberam orientação sobre como poderiam participar das olimpíadas através dos núcleos regionais da Educação (do Cajuru, para a escola Issa Nacli, e do Boqueirão, para a escola Jardim Europa), que enviaram vídeos com depoimentos de participantes de edições passadas e livros sobre os gêneros que compõem a competição. “Os estudantes assistiram aos vídeos e leram muito sobre poesia, e percebi que isso os ajudou muito na hora de escrever seus versos”, diz Cristiane. Antes de receber o material do núcleo, a professora Silvana trabalhou a pesquisa sobre o gênero na internet com seus alunos. “Depois daquela pesquisa, ficou bem mais fácil escrever o poema”, diz Gabriel, que escreveu outros poemas, inclusive um para homenagear sua professora no Dia do Professor. 

Olimpíada de Língua Portuguesa - Haverá três etapas de premiação. Na primeira, professores e alunos escolhidos com os melhores 125 textos de cada gênero vão receber medalhas de bronze, livros e o direito a participar de diversas atividades de formação, como oficinas de leitura e escrita e visitas culturais. Na etapa seguinte, com 152 finalistas, os selecionados receberão medalhas de prata e um tablet, e as escolas, uma placa de homenagem.

Na conclusão da olimpíada, prevista para ocorrer, em dezembro, em Brasília, serão premiados 20 alunos que receberão medalhas de ouro e um notebook. Já as escolas ganharão laboratórios de informática com dez microcomputadores e uma impressora, além de projetor, telão e livros.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministerio da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, tendo como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) a União Nacional dos Dirigentes Municipais de educação (Undime) e o Canal Futura.
Fonte: http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=39230

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