sábado, março 30, 2013

Fiéis acompanham celebrações da Paixão de Cristo








Mesmo com o frio e a chuva fina que caiu várias vezes ao longo do dia em Curitiba, os fiéis acompanharam as principais celebrações da Paixão de Cristo desta Sexta-feira Santa (29). As rezas começaram por volta das 15 horas (hora estimada da morte de Cristo) na Catedral Basílica de Curitiba, seguida por procissões, ao longo da cidade, que foram conduzidas à igreja central.
Às 19 horas quase 10 mil pessoas assistiram o espetáculo do Grupo Teatral Lanteri com a encenação da morte e ressurreição de Cristo, realizada pela primeira vez no BioParque. Em vários outros pontos da capital também tiveram encenações da passagem bíblica.

“O grande significado desta data é a paixão e a morte de Cristo. É a maior manifestação pelo bem da humanidade e para trazer a vida e a ressurreição", disse o arcebispo Dom Moacyr Vitti, que destacou também a simbologia da libertação representada pela Páscoa.Na Catedral Basílica o arcebispo Dom Moacyr Vitti conduziu a celebração da Paixão do Senhor. A igreja ficou lotada de fiéis que seguiram o ritual com a leitura da bíblia, depois a exposição da imagem de Jesus Cristo na Cruz, quando os devotos foram até o altar para beijar o símbolo cristão. Logo depois, os padres, que auxiliavam o arcebispo, realizaram a comunhão dos fiéis.
Às 15h45 saiu da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, a procissão da Sexta-feira da Paixão. Com a imagem de Jesus Morto, os fiéis seguiram em caminhada e encontram outras procissões em direção à Catedral para nova celebração do beijo da cruz.
Encenação
Pela primeira vez fora da Pedreira Paulo Leminski – ela está em obras - o Grupo Teatral Lanteri encantou cerca de 10 mil pessoas – segundo estimativa da Polícia Militar - com a encenação da Paixão de Cristo no BioParque, no Uberaba. Foram quase duas horas de espetáculo que começou exatamente às 19h10. O Grupo se apresentou durante 21 anos no antigo local.
Segundo o diretor de produção, Edson Martins, a montagem precisou ser adaptada ao novo lugar. “Na Pedreira tínhamos mais espaço e os cenários eram distantes. Aqui não. Tudo foi feito no mesmo palco,” disse. Neste ano, 1.200 pessoas estiveram envolvidas na apresentação. Sendo 800 atores, entre crianças, jovens e adultos.
Próximos dias
Neste sábado (30), Dom Moacyr Vitti celebra a missa da Vigília Pascal a partir das 20 horas na Catedral Basílica. No domingo (31), a missa da Ressurreição do Senhor acontece às 10 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário