terça-feira, março 12, 2013

Quase nove mil estudantes garantiram passe escolar para 2013



Termina no próximo dia 28 o atendimento descentralizado a estudantes beneficiados com o passe escolar, que garante desconto de 50% na tarifa do ônibus. O cadastramento dos estudantes é feito durante o ano todo na Urbs e desde o dia 4 de fevereiro está sendo feito também nas Administrações Regionais Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Fazendinha, Bairro Novo, Santa Felicidade e Cajuru.

Até a última sexta-feira (8), 8.932 estudantes procuraram os postos de atendimento garantindo o passe escolar para 2013. A previsão é que, neste ano, sejam cadastrados em torno de 15 mil pessoas. Ao contrário de anos anteriores, neste ano a maioria (70%) dos beneficiados utilizou a internet para preencher o cadastro e agendar data e horário de entrega, agilizando o atendimento. Tanto na Urbs quanto nas regionais o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

Para preencher o cadastro e agendar a data pela internet basta acessar o site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) clicando Utilidades e depois em Passe Escolar. Neste espaço estão disponíveis também as informações sobre quem tem direito, documentação necessária e como solicitar o benefício.

O passe escolar é fornecido a alunos matriculados em escolas públicas e particulares de ensino regular fundamental, médio e superior que morem a mais de 1.200 metros da escola e cuja família tenha renda de até três salários mínimos, no caso de ter um filho; até quatro salários mínimos para dois filhos; e até cinco salários mínimos para três filhos ou mais.

Após a aprovação do cadastro, a Urbs fornece o Cartão Transporte Estudante, no qual será feita a carga dos créditos adquiridos. O limite máximo de passes escolares é de 400 por ano, com utilização de dois passes por dia exclusivamente no transporte coletivo urbano. Podem ser adquiridos 50 créditos por mês ou 100 créditos por dois meses, contados da data da última aquisição. O passe escolar é destinado apenas a alunos que estudem e morem em Curitiba.

O cadastro é feito com preenchimento de formulário fornecido pela Urbs que pode ser assinado pelo aluno que tiver 18 anos ou mais e, no caso de menor de idade, por pais ou responsáveis. Deve ser apresentada declaração de matrícula original contendo o grau, a série e a escola. Caso o aluno seja beneficiário de bolsa de estudo, ProUni ou FIES, também será necessário apresentar declaração original.

Os demais documentos devem ser apresentados os originais, fornecendo cópias que ficarão anexadas ao cadastro. São exigidos CPF e documento de identificação do estudante e do responsável legal (pais, tutor), o que pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho ou outro documento equiparável.

Também é necessário comprovante residencial em nome do aluno ou do responsável legal (conta de luz, telefone fixo, talão de IPTU, talão de água, etc); e comprovantes de rendimento familiar atualizado.
O rendimento pode ser comprovado com carteira de trabalho, contracheque ou declaração do empregador com firma reconhecida em que conste a remuneração.

No caso de autônomos, a comprovação de rendimentos pode ser por uma declaração assinada pelo aluno ou responsável, com duas testemunhas com firma reconhecida em cartório. A declaração deve conter a remuneração total. Deve ser apresentada carteira de trabalho comprovando que não há registro de trabalho. No caso de pensão, é preciso apresentar também documento atualizado de comprovação de renda emitida pelo instituto previdenciário.

Se necessário, a Urbs poderá solicitar para análise da renda familiar, a declaração de imposto de renda dos pais ou responsável legal do aluno beneficiado, ou dele próprio quando for o caso.

Serviço:
Passe Escolar


Atendimento durante o ano na sede da Urbs na Rodoferroviária. Até 28 de março também nas regionais Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Fazendinha, Bairro Novo, Santa Felicidade e Cajuru.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.
Agendamento, preenchimento do cadastro e informações pela Internet:www.urbs.curitiba.pr.gov.br 
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=39980

Nenhum comentário:

Postar um comentário