domingo, março 31, 2013

Gleisi Hoffmann afirma que MP dos Portos não irá interferir na autonomia dos Estados




Gleisi Hoffmann afirma que MP dos Portos não irá interferir na autonomia dos Estados
Paulo H Carvalho/Casa Civil PR
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse, nesta terça-feira (26), que a Medida Provisória 595 (MP dos Portos) não retira a autonomia dos Estados. “Não vamos tirar Itaqui do Maranhão, Suape de Pernambuco, Paranaguá do Paraná, como também não vamos tirar Santos de São Paulo, e Vitória do Espírito Santo”, afirmou durante a audiência pública convocada pela comissão mista que analisa a MP no Congresso.
 
Na avaliação de Gleisi Hoffmann, as mudanças propostas na MP têm o objetivo de melhorar a eficiência dos portos e aumentar a competitividade no setor. “Nosso objetivo é modernizar, racionalizar, integrar, para que o Brasil e todo o povo brasileiro possa ser beneficiado. Esse é um projeto de país”, completou.
 
Ainda segundo a ministra, a capacidade instalada nos portos brasileiros é de 370 milhões de toneladas, mas Santos e Paranaguá já operam acima desse patamar. De acordo com Gleisi Hoffmann, o porto de Paranaguá movimenta 44,7% das cargas do Mato Grosso do Sul, 22,1% do Mato Grosso, 16% de Goiás, 6,1% de Santa Catarina e 5,1% de São Paulo. São Francisco do Sul movimenta 20,6% das cargas do Paraná e 8,8% do Mato Grosso do Sul. O porto de Suape é responsável por 19,3% das cargas da Paraíba e 5,7% do Rio Grande do Norte. E Itaqui movimenta 91% das cargas do Tocantins, 86% do Pará e 36% do Piauí.
 
A ministra-chefe da Casa Civil afirmou que a meta do governo é licitar, ainda no início do segundo semestre deste ano, novos terminais portuários.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário