domingo, agosto 18, 2013

Câmara sedia seminário sobre financiamento do transporte público

Por iniciativa do líder da maioria, vereador Pedro Paulo (PT), a Câmara Municipal de Curitiba promoverá o seminário “Projeto Curitiba: um novo financiamento para o transporte público”. No evento, agendado para sexta-feira (23), o prefeito Gustavo Fruet apresentará este novo modelo.

O projeto, encaminhado pela Prefeitura de Curitiba ao Governo Federal no início de julho, reúne propostas para a redução da tarifa do transporte coletivo, bem como a retomada da qualidade do serviço, visando o resgate do número de usuários, que tem diminuído ao longo dos últimos anos em Curitiba.

Uma das ideias é a universalização do vale-transporte (VT). A proposta é que os empresários e órgãos públicos repassem o valor correspondente ao VT diretamente ao sistema, sem impacto na folha de pagamento do funcionário e com a prerrogativa de abater o aumento de custo do Imposto de Renda. A legislação atual, que autoriza o empregador a descontar até 6% do salário básico para bancar o vale-transporte, precisaria ser alterada pelo Congresso Nacional (Lei Federal 7.418/1985). Estudantes também teriam isenção, conforme a renda.

“Por ser referência no transporte público, uma proposta vinda de Curitiba receberá atenção em todo o país. O momento exige uma séria e profunda reflexão sobre alternativas para uma tarifa justa e um serviço de qualidade, que é o objetivo do prefeito”, destacou Pedro Paulo.

O evento ocorrerá na próxima sexta-feira (23), às 14h, no plenário do Anexo II do Legislativo. São aguardadas as presenças do coordenador da bancada paranaense na Câmara dos Deputados, deputado federal Marcelo Almeida (PMDB); do presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT); além de especialistas em transporte público, representantes da prefeitura de Curitiba e parlamentares nas esferas municipal, estadual e federal.


 http://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=21062

Nenhum comentário:

Postar um comentário