domingo, agosto 18, 2013

Política Municipal de Trânsito será debatida com população

principal
Curitiba começa a elaborar sua Política Municipal de Educação no Trânsito a partir de segunda-feira (19), com o início de uma série de consultas públicas sobre o tema nas regionais da cidade. Os eventos serão realizados pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), com apoio da Secretaria Municipal de Governo, e se estenderão até o dia 29 de agosto.
Nas reuniões, a população poderá dar sugestões para ajudar na estruturação da política municipal, que será transformada em breve em projeto de lei, determinando diretrizes gerais e específicas de educação para o trânsito na capital paranaense. “Instituir políticas públicas para o trânsito é um avanço decisivo para Curitiba, uma aposta em um novo comportamento e atitude no trânsito da cidade. Através de uma política municipal, poderemos garantir em lei os recursos financeiros para a área de educação no trânsito e criar, de forma definitiva, a cultura da discussão do tema em toda a sociedade”, afirma Luiza Simonelli, secretária municipal de Trânsito.
A Política Municipal de Educação para o Trânsito irá priorizar o trânsito seguro, a mobilidade urbana sustentável e acessibilidade. O foco principal será o desenvolvimento de uma cidadania mais efetiva no trânsito da cidade, proporcionando os direitos fundamentais de mobilidade e deveres essenciais para garantir a integridade de seus participantes.
“Esta política municipal é um marco para Curitiba. Como projeto de lei, ela é inédita no Brasil, não existe nada semelhante em educação para o trânsito em outros municípios do país. São diretrizes para os gestores da educação no trânsito para daqui 30, 40, 50 anos. É como se fosse um plano diretor na área de educação no trânsito”, comenta Cassiano Novo, diretor de educação da Setran.
As consultas públicas serão realizadas sempre entre 19h e 21 horas. Estarão presentes diretores, engenheiros e agentes da Setran. Os participantes deverão colocar suas sugestões em um formulário disponível na regional. Durante o evento, quem desejar também terá a oportunidade de expor sua sugestão a todo público presente.
Os temas focados podem ser: pedestres, ciclistas, condutores de automóveis e motocicletas, transporte (coletivo, ferroviário, de passageiros em veículos), profissionais envolvidos no trânsito, escolas (educação infantil, ensinos fundamental, médio e superior), comunidade geral, campanhas educativas, cursos de trânsito, além de outras situações que possam envolver o trânsito seguro, a mobilidade urbana sustentável e a acessibilidade.
Programação das Consultas Públicas
Sempre entre 19h e 21h
19/08 (segunda-feira)

REGIONAL DO BAIRRO NOVO – Auditório Regional Bairro Novo – R. Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado.

21/08 (quarta-feira)

REGIONAL DO PORTÃO – Auditório Regional Portão – R. Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha.

22/08 (quinta-feira)

REGIONAL DO CAJURU – Escola Municipal Elza Lerner – R. Luiz França, 2.873 – Cajuru

26/08 (segunda-feira)

REGIONAL DO PINHEIRINHO – Igreja Nossa Sra. do Rosário – R. Flávio Bonat, 508, esq. R. João Bettega (entrada pela João Bettega) – Tatuquara.

27/08 (terça-feira)

REGIONAL DO BOQUEIRÃO – Auditório do Sest/Senat – R. Salvador Ferrante, 1.440 – Boqueirão.

28/08 (quarta-feira)

REGIONAL DA BOA VISTA – Auditório da Regional– Av. Paraná, 3.600 – Boa Vista.
REGIONAL DA MATRIZ – Auditório da Regional – Praça Rui Barbosa – Centro.

29/08 (quinta-feira)

REGIONAL DA CIC – Auditório da Regional – R. Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 – Cidade Industrial.
REGIONAL DE SANTA FELICIDADE – Auditório da Regional – R. Santa Bertila Boscardin, 213 – Santa Felicidade

 http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/politica-municipal-de-transito-sera-debatida-com-populacao/30385

Nenhum comentário:

Postar um comentário