quarta-feira, agosto 21, 2013

Curitiba registra aumento do turismo de inverno

principal

principal
O mês de julho, que normalmente já é um bom período para o turismo de Curitiba, neste ano contou com aumento considerável no número de visitantes. A rede hoteleira registrou um crescimento médio de 20 a 22 pontos percentuais na taxa de ocupação dos hotéis.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), secção Paraná, a taxa de ocupação dos leitos de hotéis da capital, que em julho de 2012 foi de 55%, neste ano oscilou entre 75% e 77%.  
Outro indicador que aponta o crescimento é o número de embarques da Linha Turismo, que cresceu 2,6% em relação a julho de 2012, segundo dados da Urbs e do Instituto Municipal de Turismo (CTur).
O Jardim Botânico continua sendo o lugar mais visitado em Curitiba por turistas e moradores, segundo levantamento realizado em julho pelo Ctur. Em segundo lugar está a Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski, seguida da Praça Tiradentes, Parque Tanguá e Museu Oscar Niemeyer.
A grande maioria dos visitantes é do estado de São Paulo (33,6%). Depois aparecem os paranaenses do interior (11,6%). Os turistas gastam em média R$ 282,13 por dia e permanecem cinco dias na cidade. O meio de transporte utilizado para chegar em Curitiba é preferencialmente avião (63,9%).
O perfil do visitante, no mês de julho, é predominantemente de pessoas em férias, passeando com a família, diferentemente dos demais meses do ano, nos quais predomina o turismo de negócios.
Atrações
A realização do 1º Festival de Inverno de Curitiba, aliada a outras iniciativas do setor privado, que tiveram apoio da administração municipal, foram indutores o crescimento do setor em julho. “A união do público e privado, formando parcerias e criando programações de lazer e cultura, é importantíssima para atrair visitantes e desenvolver o turismo em nossa cidade”, afirmou o presidente do CTur, Paulo Colnaghi.
O Festival de Inverno de Curitiba se estendeu de 1º a 31 de julho e contou com a participação de bares, restaurantes e hotéis que ofereceram diversas atrações gastronômicas, shows musicais e descontos em diárias e para compras aos moradores locais e turistas. O evento surgiu com a pretensão de consolidar a capital paranaense como um bom destino turístico nesta época do ano, servindo para movimentar a economia local e fazer com que a cidade tenha atrações para turistas e moradores durante todas as estações. O Festival foi organizado pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) com o apoio do Ctur e parcerias com Abrasel, Sebrae, Rede Empresarial Rotas do Pinhão, IPCC e Fundação Cultural de Curitiba.
O Festival de Inverno do Centro Histórico, iniciativa dos empresários da região, também colaborou para movimentar ainda mais a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário