segunda-feira, agosto 19, 2013

Unidades de saúde passam a ofertar próteses dentárias

A partir desta segunda-feira (19), nove Unidades Básicas de Saúde começarão a ofertar o serviço de próteses dentárias. A meta inicial é que cada unidade faça dez próteses por mês, totalizando 90 próteses mensais.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de cada quatro pessoas com mais de 60 anos, três não possuem a arcada dentária completa e um terço dessas pessoas são totalmente banguelas. “A estimativa é de que 50 mil pessoas necessitem de prótese dentária em Curitiba e por isso estamos aumentando nossa oferta nesta área. Ano passado foram entregues 535 próteses beneficiando 267 pacientes. Se continuássemos neste ritmo demoraríamos 30 anos para suprir a demanda”, ressaltou Michel Deolindo, coordenador do programa de Saúde Bucal da secretaria. Atualmente, apenas os dois Centros de Especialidades Odontológicas realizam o serviço.
As unidades que iniciarão a confecção das próteses são: Ouvidor Pardinho (Matriz); Butiatuvinha (Santa Felicidade); Moradias Belém (Boqueirão); Santa Rita (Pinheirinho); Alvorada (Cajuru); Bairro Novo (Bairro Novo); Cândido Portinari (CIC); Vila Feliz (Portão); Bairro Alto (Boa Vista).
Custos 
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Positivo, capacitou 50 dentistas da rede municipal que darão início ao trabalho de próteses nas unidades de saúde. O serviço faz parte do programa Brasil Sorridente, sendo que o material e as próteses serão custeadas pelo Ministério da Saúde. Os custos serão de R$ 500 de material por unidade e R$ 150 por prótese.
De acordo com o secretário da Saúde, Adriano Massuda, desde o início da atual gestão a preocupação, além de reforçar a prevenção e a promoção da saúde bucal, é a de resgatar a reabilitação social dos pacientes. “Este trabalho vai ter um impacto tanto na saúde dos indivíduos como na dignidade social, com o aumento da autoestima”, diz Massuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário