sábado, março 26, 2011

Licitação de novas placas de taxi em Curitiba gera preocupação

O boato de uma possível licitação pela Urbanização de Curitiba (Urbs) para a aquisição de novas placas de táxi em Curitiba acendeu a discussão entre a categoria. O presidente do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários (Sinditáxi), Pedro Chaluz, disse que a licitação não é viável porque “táxi não é serviço público, mas transporte individual, que não se encaixa em serviço público”. Ele explica ainda que não existe vencimento de concessão dos serviços de táxi.

“Se a prefeitura de Curitiba tiver que fazer licitação terá de recolher todas as placas, comprar todos os táxis e contratar motoristas. Existe um movimento na cidade prometendo placas aos taxistas”, denuncia Chaluz.

A Urbs não se pronunciou sobre a questão da licitação para a aquisição de novos táxis. Por meio de sua assessoria de imprensa, o órgão disse que criou uma comissão para levantar e analisar todas as questões relativas ao serviço de táxi de Curitiba. Segundo a Urbs, cabe a esta comissão estudar e propor soluções para tornar o serviço de táxi ainda melhor para a cidade. Assim que tiver um parecer sobre o que poderá ser feito, a comissão apresentará propostas a serem debatidas com taxistas e a população em geral”.

Taxistas

Samuel José Cardoso, taxista há 18 anos, é contra a licitação e acha que ela é uma forma de ceder a placa para alguém trabalhar. “Dependendo do valor da licitação fica difícil um taxista que é empregado poder ter acesso à placa”, diz Cardoso. Ele denuncia o comércio paralelo de táxis. “Tem gente vendendo o direito ao uso da placa de táxi por R$ 220 mil. Está acontecendo de gente ir trabalhar no exterior, voltar e comprar duas a três placas de táxi. Eles falam para a Urbs que as placas foram cedidas”, afirma Cardoso. A numeração da placa equivale ao direito de uso do táxi.

Para Júlio Cesar de Souza, taxista há seis anos, existe muita reclamação sobre a falta de taxis na cidade. “Isso só acontece em horários de maior movimento”, disse Souza. Taxista há 18 anos, Olímpio Soares, acha que tem táxi demais na cidade. “Tem dia que a fila de táxi da rodoferroviária vai até a Rua Nilo Cairo; às vezes vai até a Comendador Macedo”, comenta o taxista.

Segundo o presidente do Sinditáxi, Pedro Chaluz, “o que acontece em Curitiba é o problema de deslocamento, de mobilidade no trânsito”.

Antonio Gromowski, taxista há três anos, acha que não deve haver licitação para concessão de novas placas de táxi em Curitiba. “Tem táxi empilhado em cima do outro. O que acontece é que o passageiro liga para as centrais e eles não têm carro o suficiente para atender a demanda. Ninguém quer se filiar às centrais por causa do preço do rateio”, reclama. Ele explica que essa divisão é o que a central de táxi cobra para passar a corrida ao profissional. Segundo Gromowski, o rateio custa hoje de R$ 600 a R$ 800 por mês para cada motorista.

Outro lado

Taxista há 18 anos, I.H.R. não quis se identificar. Ele é a favor da licitação, mas desde que ela seja direcionada para quem já trabalha como empregado em táxi e cadastrado pela Urbs.

Atualmente a frota de táxi de Curitiba é de 2.252 veículos e está dividida em três categorias: táxi convencional (2.228), táxi especial para pessoas portadoras de necessidades especiais (4) e táxi executivo (20). O serviço de táxi em Curitiba foi criado pela Lei Municipal nº 3.812 de 9 de outubro de 1970 e regulamentado pelo Decreto nº 18/90 de 31 de janeiro de 1990.

44 comentários:

  1. Eu trabalho com taxi a 11 anos no período noturno com a esperança de um dia conseguir uma permição para poder trabalhar de dia ,conseguindo uma melhorá de vida.Hoje pago sindicato mas não sou sindicalizado,pago rateio da central mas não sou associado , sendo assim não possuindo estabilidade de emprego. As permiçoes já deveriam ter acontecido mas não acontecem devido as Vans das muitas empresas que exploram os serviços que poderiam ser dos taxistas.Estou fazendo minha parte e esperando a oportunidade de ter minha permição, e ser reconhecido como titular e não mais como colaborador [sabugo].Espero que uma dia a permiçao fique com os trabalhadores de família e não sejam negociadas para terceiros[vendida por um preço de 250.000,00]fazendo das permições um grande negocio.A respeito da falta de taxi , ocorre sim , mas deveriam fazer uma pesquisa populacional.

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    1. eu acho que quem quer um taxi se esforce e compre o seu ,nao fique porque uma pessoa que trabalha a tanto tempo no taxi e nao conseguiu comprar a sua e porque nao leva a serio o seu servico,muitos amigos meus conseguiram comprar seu taxi com menos de 6 ou 7 anos se esmerem nisso e parem de ter inveja de quem trabalhou e conseguiu comprar a sua.

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    2. Crie vergonha camarada meu pai veio do sitio sem conhecer nada aqui. trabalhoU muito de sabugo e depois de muito tempo conseguiu comprar a permissão. Trabalhe e compre. Meu pai não perdeu tempo esperando uma autorização cair do céu. Tenho certeza se você ganhar uma seu funcionario vai descer a lenha em você nunca vai estar bom para ninguém. Você tem que reclamar de quem rouba da gente Urbs.

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    3. Meu pai veio do sitio so com a roupa do corpo. Trabalho muito para conseguir a permissão dele. Meu filho vai trabalhar. Entenda nunca o sistema vai conseguir agradar todo mundo. Não fique esperando sua permissão cair do céu. Creio que todos que tenham a sua foi conseguida de maneira esforçada

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  2. eu acho bom a licitação desde que essas placas venham para o empregado por que e um desrespeito tem que pagar de 100 a 120 a diaria ou quando vendem por 250 mil reais isso e um robo tinha que ter fiscalização aqueles que tem placa tinha que trabalhar e não colocar pessoas para ser escravos dos donos aqueles que não trabalham tinham que perder a placa e ser doada realmente

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    1. Camarada, trabalhei com táxi até o ano 2000, nunca tive permissão e sempre sofri com a diária cobrada e fazia alguns cambalachos p/sobreviver, porém conforme era denunciado me afundei ainda mais com multas e processos (reclamações), uma vez tive que negociar prazo para pagamento de multas com a empresa gestora e fui aconselhado a parar de ficar trocando de carro e não ficar mais na rodo ou agindo desonestamente assim como aproveitar o tempo livre p/coisas úteis (estudar por exemplo).
      No começo achei locura e me empenhei ainda mais, porém aos poucos as coisa foram mehorando e consegui trabalhar com um dono de carro mais justo na divisão dos lucros, um ano depois me filiei a uma radiotáxi e apesar dos valores altos cobrados por não ficar mais com o veículo ocioso, ganhei dinheiro suficiente p/viver e investindo também em mim pude mudar de profissão e vida, não que eu não tivesse juntado dinheiro suficiente p/adquirir uma concessão mas pude ir atrás de meus sonhos.

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    2. gente . licitaçao nao se compra .por favor voçes estao por fora de tudo .vai ter muita gente que pode ganhar a placa estao dentro dos criterios e nao vao participar por falta de informaçoes

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  3. Meu nome eh Fernando, nao sou taxista, acho q deveria no maximo ter + 200 taxi em curitiba, isso para quem ja eh velho na praça, em Sao Paulo as pessoas sao melhores renumeradas que em curitiba, alem do mais os taxistas tem espaços nas canaletas dos onibus, isso faz com que a demanda de pessoas pedindo taxi aumente, em Curitiba todos os dias após as 9.00 da manha existe um batalhao de taxistas parados, e o fluxo so volta a funcionar a partir das 17.00 hrs, alem de ter a mesma quantidadede carros e habitantes, acho tbm q deveriam regularizar venda de permiçao pq isso acontece no mundo todo.

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  4. Só tem um Detalhe.
    O STF já lesgislou a causa, táxi dispensa sobre licitações!!!

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  5. Sou taxista desde 1995 . Primeiro sobre a falta de taxi : quem acha que falta táxi em Curitiba rode na cidade às 09:00 da manhã . As 15:00 horas, da 21:00 em diante e todas as madrugadas dos dias úteis.Conclusão : sobra taxi em Curitiba . Outro ponto : falam tanto do valor de uma permissão : quando um dono de banca, carrinho de cachorro quente, carrinho de pipoca e outras concessões da prefeitura passam o ponto para alguém quanto custa ? Taxista há quase 16 anos, stenho somente uma casa, o taxi para trabalhar e o carro particular é o que tirei da praça em 2007. Magnatas estão em outro ramo, não são taxistas .

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  6. Como sou taxista a 15 Anos O que esta acontecendo e que O trânsito em Curitiba esta cada ves pior é claro que o tàxi vai demorar p chegar Curitiba precisa urgente de um METRO VIADUTOS TÚNEIS.

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    1. Parabéns pela resposta. Pena que ninguém percebe isto ou então não se preocupam com a causa real do problema, pois deixo de atender muita gente pelo tempo perdido nos deslocamentos e percebo também que o transporte coletivo têm sofrido com isto, causando uma "bola de neve", pois demorando mais tempo p/fazer uma viagem os passageiros vão desistindo de usar o ônibus e passam a andar de carro prejudicando ainda mais a nós.

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  7. Se o STF já legislou (julgou) a respeito da dispensa de licitação para a Outorga de Permissão de taxi, qual o número do julgado, acórdão, data, etc.?
    Falar é fácil, o difícil é fazer valer as coisas, o STF também já julgou que funcionários públicos inativos continuam sendo funcionários públicos e funcionários públicos não poderiam ser permissionários ou colaboradores autônomos do serviço de táxi, porém, existem inúmeros funcionários públicos, aposentados, pensionistas, militares da reserva remunerada, militares reformadas, comerciantes, funcionários da iniciativa privada e até militares da ativa que são taxistas, tanto como permissionários como colaboradores autônomos, todos ao arrepio da legislação e da legalidade.
    Só a titulo de esclarecimento, o STF (Supremo Tribunal Federal) já julgou que funcionários públicos inativos (aposentados, da reserva remunerada, reformados, etc.) continuam com o status de funcionários públicos, não podendo os mesmos serem permissionários ou colaboradores autônomos de taxi, nem em Curitiba ou outra cidade qualquer do País, o julgado é referente ao RE/STF (Recurso Especial do Supremos Tribunal Federal) número 163.204 de 09/11/1994.
    Portanto Ilustríssimos colegas, o que falta em Curitiba a é aplicação da Lei ao caso concreto pela URBS SA (Urbanização de Curitiba S/A), (Concessionária do Poder Público Municipal de Curitiba), cassando as permissões conferidas ilegalmente a essas pessoas, vejamos duas outras súmulas do STF:
    Súmula 473:
    A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos, ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    Súmula 346:
    A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos

    Portanto é óbvio e claro que a URBS S/A poderia anular as outorgas conferidas ao arrepio da norma, inclusive a Outorga feita ao Sr. Pedro Chalus, que é o presindente do SINDCAVREP (Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviarios do Estado do Paraná, que diz "defender" os direitos inerentes à classe, pois o Sr. Pedro Chalus é Militar da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Paraná e também é Permissionário do Serviço de Táxi de Curitiba, quanto a ele e inúmeros outros permissionários e colaboradores autônomos não foi ainda observada a legislação pertinente, ou seja, a Lei Municipal número 3.812 de 1970 e também o seu Decreto Regulamentar, o Decreto 18 de 1990.
    Essas Permissões de Táxi deveriam ser cassadas e licitadas aos colaboradores autônomos, sem prejuízo do fisco, RFB (Receita Federal do Brasil) cobrar os tributos a ela devidos, pois esses malandros ainda adquirem veículos sem o recolhimento de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para veículos adquiridos através de financiamentos, IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e Receita Estadual, pois táxis ainda não pagam ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor.
    Onde está o MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ, que é fiscal da Lei, será que o Respeitoso MP só responsabiliza e exige o cumprimento de Lei por parte do pobre ladrão de galinhas?
    ISSO É UMA VERGONHA

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    1. Falou toda a verdade, exceto quanto a URBS investigar as permissões, eles não têm acesso a informações oficiais (Receita Federal, entre outros) e conforme a lei do táxi somente com a prova escrita uma permissão de táxi pode ser caçada nestes termos.

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  8. Toma ae irmão!

    A licitação de permissões de táxi promovida por outras cidades tem preocupado muitos motoristas titular de autorização. Mas uma decisão anterior do Supremo Tribunal Federal (STF) – o Recurso Extraordinário (RE) 359.444, de 24 de março de 2004 - julgou na época desnecessário tal procedimento por considerar a atividade individual de interesse público, e não, de utilidade pública.

    A decisão foi a mesma que validou a lei municipal 3.123 e julgou constitucional a liberação das autonomias pretendidas pelos integrantes do movimento Diárias, Nunca Mais, fazendo com que o número de táxi da cidade, ultrapassassem de seu limite. Com base no RE, foram distribuídas sem qualquer licitação milhares de permissões.

    A advogada com especialização em Transportes, Adriana Amaral, explica que, com base nos pareceres dos ministros do Supremo Tribunal Federal no processo que legitimou a lei 3.123, as licitações para o serviço de táxi são desnecessárias:

    “Embora conste o nome ‘permissão’ para motoristas de táxi o que ocorre é que o serviço de táxi é autorizatário. Portanto, ele não está na esfera do artigo 175 da Constituição que diz que serviços públicos devem ser delegados através de licitação. Até porque o serviço de táxi nem é considerado um serviço público, mas sim, um serviço de utilidade pública individual de passageiro”.

    Segundo a advogada, o serviço público difere do serviço de utilidade pública. “O táxi não tem como característica ser necessário, mas sim, útil à população, gerando conforto e bem estar”, explicou.

    O recurso ao STF havia sido impetrado para julgar a constitucionalidade da lei carioca 3.123 de 2000. Os ministros se manifestaram no sentido de entender que não havia necessidade de utilização de licitação, considerando que o serviço de táxi é de utilidade pública, portanto, sobre a égide da autorização municipal.

    “No recurso Extraordinário 359.444 do Supremo Tribunal Federal, que fala exatamente sobre a questão da constitucionalidade da lei municipal, tivemos parecer do procurador geral da República, Geraldo Brindeiro, além dos demais ministros como o ministro Carlos Velloso, que se manifestou no sentido de o táxi não ser um serviço de utilidade pública e sim individual de passageiro, não sendo necessária a licitação”, disse.

    Fontes da Secretaria municipal de Transportes dizem que não há qualquer projeto ou intenção de se realizar licitação de autorização do serviço de táxi no Rio de Janeiro.

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  9. Eu sou taxista a 22 anos,e acho que as novas placas tem que ser vendidas pelo um preço justo.Para que todos possam comprar,e as pessoas que ganharam paguem por elas assim muitos poderam ter a sua porque se nao vai existir muita injustiça se for doada vai ter muita maracutai e nos sabemos disso mas so pros taxista antigo terem direito de compra.

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  10. Ola sou taxista a 8 anos o servico de taxi de curitiba hoje funciona via telefone pois os passageiros de curitiba se abituaram a ligar para as centrais nao adinta por mais taxis para rodarem se nao for pelas centrais o rateio e caro mais ainda e compensativo tem que acabar com a exploração de motorista diarias caras e tiulares com varias placas tem que repassar isso para os colaboradores e diminuir o rateio das centrais ai o serviço funciona nao adianta reclamar de tudo pois no horario de pico muitos motoristas se intocam no fundo da rodoviaria na porta de shopping e se encolhem para o atendimento do publico tem que se filiar as centrais para baratear os rateios nao adianta ficar reclamando e nao se cossar para mudar tudo isso!!!!!!

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  11. Para se fazer uma reclamação temos que tentar dar uma soluçao, sou taxista autonomo desde 1986, nao possuo minha "placa" o que esta acontecendo é culpa do proprio taxista, foi dado um desconto no meu trabalho por presidentes de centrais de radio em torno de 1998 a 2000, hoje a chegada livre que gera pelo menos R$ 1,00 por corrida, alem de me dar um prejuizo que pagaria o rateio da central, me faz ficar esperando em frente a casa de muitos clientes sem educação te 30 min, isto aliado ao transito em horarios de pico gera a falta de carros para tender o serviço e radio, e , ninguem hoje devido a varios motivos que nestes 10 anos mudaram, tipo, violencia, educação etc, sai de sua casa para ir na esquina pegar um taxi, simplesmente liga para um 0800 onde nem custo e ligação ele tem e pede um taxi, outra coisa que esta acontecendo é a solicitação por inumeros clientes de 2 ou até 3 centrais de radio porque ele esta com pressa, agora imagine que o motorista saiu do lugar onde estava, as centrais possuem normas internas para atendimento, temos que esperar no mínimo 10 min na frente da casa deste ""cliente"" para depois a central ligar onde a telefonista está superocupada, para depois o operador nos dar a liberdade de irmos atender uma proxima corrida, o que era anormal, hoje perde-se numa jornada de trabalho que dificilmente um motorista trabalha menos de 12h pelo menos de 2 a 5 corridas por dia(por motorista) some-se ao transito e àqueles que nos deixam esperando, NÃO SERIA ISTO A FALTA DO TAXI EM CURITIBA???

    ENTAO, A FALTA DO TAXI EM CURITIBA É SIMPLESMENTE ACABAR COM A CHEGADA LIVRE, E COM O 0800
    O 0800 baixaria e muito o rateio das centrais e a chegada livre com o tempo perdido e a ajuda para pagar as custas do rateio, tendo em vista que não faltam carros nos pontos(tirando os centrais no horario de pico 18h),

    Tambem quero minha placa, mas primeiro temos que tomar esta decisao, para depois ver se realmente faltariam carros para tendimento, caindo a renda cai tambem a qualidade tanto de nivel dos motoristas, o que ja esta dificil de encontrar alguem que queira trabalhar(ganhando bem) tanto da qualidade dos carros, em alguns anos a frota que hoje é de carros novos se tornaria em uma frota de sucata.

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  12. OI.TAMBEM SOU TAXISTA EM CURITIBA. E ACOMPANHO TODAS AS MATERIAS QUE CIRCULAM SOBRE O ASUNTO.MAS ATÉ AGORA NAO VI NENHUM RESULTADO POR PARTE DO MINISTÉRIO PUBLICO.QUE FIM LEVOU O RECADASTRAMENTO,QUE ERA PARA SE VERIFICAR Á MAFIA LARANJA,ÉLA ESTA AI NO DIA A DIA NOS ESPLORANDO.PAGAMOS CARO PARA TRABALHAR . A TARIFA DO TAXI É BAZEADA EM TRES FAMILIAS UM TAXI EM CURITIBA RENDE POR MES $9.000,00REAIS EM MEDIA,POIS TEM QUE SUSTENTAR TRES FAMILIAS,SE CADA UM TRABALHASE COM SEU TAXI A TARIFA SERIA NO MINIMO 30% MAIS BARATA, MAIS PESSOAS IRIAM USAR O TAXI EM CONTRA PARTIDA.HORA VEJAMOS: EU PAGO$110,00REAIS POR DIA E GANHO EM MEDIA O MESMO,O OUTRO MOTORISTA QUE TRABALHA TANBEM,FAÇAM AS CONTAS É SIMPLES NAO É . O DONO DO TAXI QUE TRABALHO TEM MAIS DOIS TAXI , UM EM SUA ESPOSA EO OUTRO EM NOME DE SEU IRMAO. A URBS SABE E O CONHECE POIS ELE É MUITO BEM TRATADO LA ,TODOS SABEM ATÉ OS VEREADORES SBEM COMO É QUE FUNCIONA. MAS COMO POLITICA É PURA IPOCRESIA E DEMAGOGIA AS COISA CUNTINUAM COMO DANTES NO TERRITORIO DE ABRANTES MARACUTAIA PRA TODO LADO E QUEM TRABALHA É OBRIGADO A SE SUGEITAR POIS SE NAO COMO VAI TRABALHAR.

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  13. Meu marido é taxita desde 1986 mal consegue manter sua família, sorte que eu também trabalho para ajudar na renda de casa.Espero em Deus que ele consiga uma permissão para trabalhar mais dignamente,passa o dia inteiro dentro de um taxi correndo risco de vida e sem resultados significativos.

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  14. sou taxista a 10 anos acho justo dar as concessões aos mais antigos

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  15. Meu marido e taxista em Curitiba ha dezoito anos,pagando diarias absurdas, a vontade de cada dono de placa, ja foi assaltado algumas vezes e ate correu risco de morte, e ate agora moramos de aluguel, nao temos carro particular,nao temos plani de saude, e ai como e que fica, sempre trabalhei para ajudalo, senao passariamos fome e outras necessidades.E a Urbs, que moral tem pra falar alguma coisa, so protege e favorece quem lhe comvem, mesmo sabendo de todas as maracutaias e de muitos permissionarios que tem suas placas a margem da lei e esses mesmos ainda dizem que lutam pelos direitos dos taxistas, tomem vergonga na cara e tenham um pouco pelo menis de decencia e senso de justica e humanidade.Leis tem que sair do papel e serem aplicadas doa a quem doer, mais vamos esperar quem sabe o Brasil deixa de ser uma colonia para realmente honrar o cidadao que realmente trabalha e nao aos aproveitadores.

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    1. tem acabar um homem ganha 120,000,00 por mes outro que tambem e trabalhador filho de Deus ganha 1,2oo com 14 horas na rua , tu ja vio quantas familhas destruidas dentre os taxistas , entao sejem justos uma placa para os motoristas com mais tempos de praca, misericordia Jesus.

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  16. Meu Nome é Rafael,
    Meu Pai é Taxista a 36 Anos, Nasci Dentro de um Táxi, e sei muito bem o dia a dia desses honestos trabalhadores. Trabalhadores que acordam as 5 da manhã e trabalham até o outro dia, com intervalo de descanso muitas vezes em um ponto qualquer da cidade para não voltar para casa e ter que pagar os KM. Trabalhadores que estão com a vista cansada machucada pelo sol, com o braço esquerdo queimado podendo até mesmo obter câncer de pele pelos anos "Fritando" dentro de um Táxi.

    Em São José dos Pinhis, os Táxistas mais velhos receberam placas, NADA MAIS JUSTO.
    Aqui em Curitiba teria que ser o mesmo, Ou me digam que alguém da nossa classe de táxistas empregados tem 250.000 para desenbolsar e adquirir sua placa com as "licitações"?

    É Claro nada irá sair de graça, como lá.
    Mas Realmente é injusto sair novas placas e um cara que vem de fora digamos São Paulo, vem e compra uma placa que poderia ser de uma pessoa que realmente precisa. Que está ali dia após dia.

    PLACAS PARA OS MAIS VELHOS DE PRAÇA! JÁ!

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    1. Nada contra seu pai, pois nem o conheço, mas dizer que a classe é honesta, hahaha! Vai dizer que nunca ouviu falar de troco mocho, taximetro desligado, de taxista da rodo que diz p/um coitado que p/ir até o Cajuru ele faz apenas por cinquentão.

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  17. As novas placas devem ser somente para quem não tem e quer trabalhar nesse ramo. Sou publicamente contra a dar as placas a quem já tem!
    NENHUMA PLACA PARA OS MAIS VELHOS DE PRAÇA!

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    1. Quanta ignorancia!!! aprenda que quando se diz, "mais velhos de praça" quer dizer, colaboradores que estão a varios anos trabalhando como "sabugos" para enriquecer os donos de concessões que os exploram...

      NENHUMA PLACA PARA IGNORANTES QUE NÃO TEM CONHECIMENTO DE CAUSA!!!

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  18. PLACAS PARA OS MAIS VELHOS DE PRAÇA QUE NÃO SÃO PERMISSIONÁRIOS!!!!

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  19. nao entendo!!!!! tanto colaborador reclamando de pagar 100 a 120 reais de diaria> Mas nao falam que estao ganhando 2,500 a 3.000 por mes, sem ter uma formação (nivel superior) e muitas vezes mau tem o antigo segundo grau. Ja que nao esta bom o taxi!!! Vai trabalhar de porteiro pra ganhar 1.200 reais que nao se encomoda nem tem tanto perigo de ser assaltado horas...

    Conheço muita gente formada que não ganha a metade que um desses que se intitulam ¨sabugos¨ ganham e vivem reclamando... Powwwww gente, se nao ta bom, passa a vez para outro.
    Abraço e Boa Sorte!!!!!

    Carlos

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    1. Falou pouco mas disse tudo. Conheço a história de um colega que trabalhava na rodo e uma vez um fiscal aconselhou ele a nunca trabalhar na rodo, não fazer mais cobranças indevidas e/ou circular desnecessariamente com um passageiro que não conheça Curitiba, evitar ficar trocando de carro (patrão) a toa porque deixa claro que é um taxista problema é os donos de carro que são mais justos no acerto, não querem taxista assim ou mesmo que vivem recebendo multa.
      Um ano depois, quando encontrei o sujeito desta história ele estava com um bom patrão, estava prestes a se filiar a uma radiotáxi e estava aproveitando o tempo livre p/estudar ao invés de ficar jogando "palitinho", o que rendeu nos meados de 2010 um emprego mais rentável.
      Atualmente

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  20. Quanto a ess historia de placas aos mais antigos....

    Seria correto dar uma placa a uma pessoa de 70 anos ? Quantas horas essa pessoa poderia dar para a populaçao? 5 ou 6 horas por dia quem sabe.... Por quanto tempo????

    Por outro lado... seria justo dar uma placa a uma pessoa com 1ou 2 anos de praça???? e o pessoal que ja esta a 30 anos esperando??? como fica????

    Entao pessoal, o negocio nao e tao simples assim, o criterio nao vai ser tempo de praça, me desculpem, isso é incoerente...

    Tera que ser algum outro criterio, qual??? tambem nao sei, mas com certeza nao sera o tempo de praça.

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  21. Todos os taxistas deveriam se unir para exigir: somente o dono do taxi é que pode dirigir o carro porque então pode ter um padrão de vida compatível. Um segundo taxi não pode pertencer ao mesmo dono este não pode colocar um 'escravo'/'sabugo' para ser explorado nas madrugadas? Será que Curitiba é uma cidade tão primitiva onde imperam sistemas de 500 anos atrás? Se o serviço de taxi é uma atividade privada, como o comércio, é o mercado que vai dizer se precisa mais taxi ou não. E não os donos de grandes frotas. E muito menos máfia de famílias, milionários, milicos, almofadinhas do serviço público, etc. Não vivemos mais numa república de banana, onde o coronel é dono de tudo...Temos que fazer um recadastramento, exigir da URBS. Se um militar aposentado, um político é dono do táxi, ele tem que dirigir o taxi...como um trabalhador comum. Ou será que não? Todos concordam em deixar correr para ver o que vai acontecer?

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    1. ACHO QUE OS TAXISTA DEVERIAM SE UNIR COMO VC DISE, POIS TEM "EMPRESAS DE TAXI" QUE COBRAM UMA FURTUNA POR KM RODADO E OS FUNCIONARIOS MUTAS VEZES ABANDONAM OS VEICULOS PERTO DA RODOFERROVIARIA E VÃO EMBORA A PÉ PARA NÃO PAGAR KM E QUE SOBRE UM POUCO MAIS PARA SUSTENTAR SUAS FAMILHAS, DEVERIA ACABAR COM ESSAS "EMPRESAS DE TAXI" E DOAR AS PLACAS PARA EMPREGADOS QUE ESTÃO A 25 ANOS COMO EMPREGADOS E NUMCA TEVE OPORTUNIDADE.

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    2. Pelo que sei os novos táxi terão um taxíemrto com acionamento através da digital, controlando desta forma se o permissionário trabalha ou não.

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  22. SOU TAXISTA A 25 ANOS, SEMPRE FUI EMPREGADO (SABUGO) GOSTARIA MUITO DE CONSEGUIR UMA CONSEÇÃO PARA QUE POSSA DESCANSAR UM POUCO, SENDO O PROPIO DONO EU PODERIA FAZER UM HORARIO UM POUCO MAIS REDUZIDO, EM VEZ DE TRABALHAR DAS 7:00 AS 22:00 PODERIA TRABALHAR DAS 7:00 AS 17:00 E COLOCAR UM MOTORISTA, ASSIM MAIS UMA PESSOA EMPREGADA;

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    1. Aí você faria o mesmo que fazer com você.

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  23. salario de um taxista que trabalha 40 horas semanais não chega a mil reais

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  24. sou taxista a mais 26 anos, e eu acho que istó, que nunca vai mudar e vai continuar a mesma coisa,mas eu acredito muito no poder judiciario do nosso paraná,porque hoje os permissionarios fazem os segundos trabalhar a mais de 24 horas para poder levar algúma coisas para casa,imagine quem paga km nem pensar,eu acho que a urbs deveria soltar as placas para aqueles que tem cadastros antigos e que merece por tanto tempo que ja trabalhou,outra coisa tinha que tirar a urbs dos taxis,tinha que abrir uma secretaria pela prefeitura para admistrar o taxis,urbs hoje tem muitos fiscais imresponsaveis que só pensam em dar multas,exemplo uma lanterna queimada,não custa chegar e dar orientação,hoje existe a mais 2500 segundo e conserteza tinha que ter a prioridade desta permissão,eu o conheço dono de uma placa que está lá no japão e temos que depositar todos os dias a sua diaria na sua conta bancaria,quer dizer istó acham certo senhores do ministerio público.

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    1. Trabalho com táxi (sabugo) a 35 anos e nunca tive uma multa, então não acho que a inteção da urbs seja multar o problema que a maioria dos taxistas que ser o "Agostinho" da Grande Família.
      Se não sabe trabalhar direito pelo seja esperto em não ficar na rodo ou em outros pontos que têm fiscalização constante mané.

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  25. sou taxista a 18 anos e acho que quem se esforcou conseguiu comprar a sua entao trabalhem e consiguam a sua nao invejem as dos outros

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  26. Voce acha certo vender por R$ 300.000.00 algo que conseguiu de graça?Tem muito mané que investiu isso,quero ver depois das novas placas por quanto venderão?Os pontos vão virar um caquizeiro,façam a dança da chuva,e que ela caia as 18:00 hs,senão...

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  27. Até que enfim mais taxis em Curitiba e melhor ainda recadastrando todos esses que não trabalham e só exploram os verdadeiros taxistas, agora quem detém a AUTORIZAÇÃO para ser taxista deve exercer a profissão, não apenas explorar, achando que nesse país a injustiça é eterna A VITORIA AGORA É DE QUEM TRABALHA, "Quando o justo governa o povo se alegra"

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  28. Sou perito em licitação quero ver quem passa por estes documentos vai cair pelo menos 1000 na abertura do envelope

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  29. E para quem nao entendeu nao tem nada de graça no edital custa 35 mil cada placa e para ter chance tem que entrar com carro zero comprado ai vc compra o carro e nao ganha ai quero ver

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